Shona Macnaughton, Fig.1, digital drawing [desenho digital], 2018

We Nurture [Nós nutrimos]

Shona Macnaughton

We Nurture [Nós nutrimos] por Shona Macnaughton foi comissionado pela Collective no contexto do redesenvolvimento e construção do site do Observatório da Cidade e da Troca de Método – o intercâmbio que ocorre simultaneamente entre organizações artísticas e artistas que trabalham em ambientes relacionados aos cuidados nas cidades do Rio de Janeiro e Edimburgo. É uma resposta ao convite da Collective para realizar uma avaliação crítica durante um período de mudança organizacional e existe como performance, página da web e texto: http://wenurture.shonamacnaughton.com/.

A prática de Shona explora as condições políticas em torno de arquiteturas específicas e contextos institucionais. Examinando os arquivos da Collective, Shona se concentrou em mudanças na linguagem, design gráfico, ideias de coletividade e cuidado em seus 34 anos de história. Como a Collective preparou-se para abrir o Observatório ao público, Shona perguntou: “Como diferentes corpos são tratados em um contexto carregado com o simbolismo Iluminista e as armadilhas de uma instituição neoliberal composta de comércio, restaurante, galeria e destino turístico?”

 

***

 

Shona Macnaughton
Artista, vive em Glasgow. Trabalha com performance, escrita e filme, dedicando-se a pensar articulações entre trabalho, subjetividade e tecnologia. Shona frequentemente desenha scripts e ações que respondem a condições políticas de espaços arquitetônicos específicos, brincando e ativando o corpo. Projetos selecionados incluem: Arms Length Government Body), Céline, Glasgow, 2016; The Universal School Girl, Dovecot Studios, Edimburgo e Jerwood Space, Londres, 2016; When slaves on another, it’s not lov, Talbot Rice Gallery, Edimburgo, 2014; e Every Translator is a Traitor, Collective,2013Edimburgo, 2013. Shona faz parte grupo de artistas Eastern Surf. www.shonamacnaughton.com