Apresentação

Revista MESA
A Revista MESA é um periódico bilíngüe (português e inglês) digital publicado semestralmente pelo Instituto MESA. Propõe-se tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais atravessando os campos da arte, curadoria e educação em seus distintos formatos. Com artigos críticos, think piece, contribuições, estudos de caso nacionais e internacionais, vídeos, entrevistas e ensaios fotográficos, MESA pretende apresentar as reflexões críticas sobre a arte e a sociedade, baseando-se em experiências dos profissionais atuantes neste campo complexo (artistas, curadores, educadores, pesquisadores e ativistas) e também em pesquisas a partir de uma ampla gama de disciplinas (história da arte, estudos latino-americanos, museologia, educação, antropologia, sociologia, geografia e filosofia). Com uma circulação nacional e internacional, MESA busca um diálogo entre as práticas críticas e criativas em seus distintos contextos, formatos e situações.
Revista MESA Editores: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara em colaboração com diversos contribuidores e autores para cada edição.

Nº 1. Territórios e Práticas em Processo
Fevereiro 2014

Os territórios são definidos pelas suas práticas; as práticas, por sua vez, são encarnadas em suas instâncias fixas e fluxos de ritualizações plásticas e sociais. O material reunido para esta primeira edição explora este terreno contemporâneo, complexo e móvel nas áreas de arte, curadoria e educação. A crítica e pesquisadora Tania Rivera foi convidada a contribuir com um think piece para acompanhar esta edição sobre territórios e práticas em processo. No trabalho ela explora a ressonância poética da arte no mundo e a importância de uma prática curatorial, crítica e pedagógica de dispersão e disseminação.

Nos estudos de casos internacionais, a curadora alemã Claudia Zeiske descreve na prática do Deveron Arts as formas de pensar a cidade como um espaço de acontecimentos que envolvem artistas e públicos. Além, o curador português nascido em Moçambique, Nuno Sacramento, provoca uma discussão política sobre a produção de um novo commun através do seu projeto Makers’ Meal, que juntou artistas e artesãos para criar um jantar – desde as mesas, os talheres, até à comida. Os dois projetos, realizados no nordeste da Escócia, mostram a vitalidade da arte contemporânea em contextos rurais.
Outros dois estudos de casos, agora nacionais, exploram a vida pública da arte e a experiência que ela inaugura como um campo crítico e criativo: a geopoética da 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre – com um vídeo entrevistando curadores, artistas, participantes e educadores; e quatro outros ensaios que mergulham numa escultura de vivências criada com públicos diferentes, explorando a instalação oBichoSusPensoNaPaisaGen, do artista Ernesto Neto.

Nestes territórios vivos surgem novos horizontes de possibilidades práticas das poéticas do cuidar e curar, como mostra o processo de José Rufino com os pacientes da doença de Alzheimer – parte de uma exposição e residência do artista no Museu Andy Warhol nos Estados Unidos –, relatado em um artigo nesta edição.

Além destas mudanças nas práticas artísticas e curatoriais, a entrevista em vídeo com Jailson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas no Rio de Janeiro, mostra a importância das novas lentes críticas e as formas de pensar a cidade como um território criativo e pedagógico. Num outro contexto, o ensaio fotográfico de Leonardo Guelman, que aborda a Casa dos Milagres no Nordeste do Brasil, mostra o mundo popular e religioso do povo nordestino. Infelizmente esse lugar foi recentemente perdido por um incêndio, reforçando ainda mais a importância do testemunho da vitalidade da cultura popular.

Editorial 1ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 1ª edicão:
Anita Sobar, Bernardo Zabalaga, Bianca Bernardo, Claudia Zeiske, Ernesto Neto, Imagens de Povo, Jailson de Souza e Silva, Jessica Gogan, José Rufino, Leandro Almeida, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Nuno Sacramento, 8ª Bienal do Mercosul, Tania Rivera, e Virgínia Kastrup.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 1ª edição

 

Nº 2. Espaços Poéticos = Linguagens Éticas
Abril 2015

Ressaltamos nesta segunda edição da Revista MESA ressonâncias conceituais como parte de uma conversa crítica inacabada e aberta para o transbordamento atual do estético a serviço do ético. Reúnem-se nesta edição formas de estar juntos. Fred Coelho, no seu “think piece” provocador, aponta para o “como viver juntos” vivenciado por artistas e não artistas no Brasil e na América Latina.

Nos estudos de casos, Angela Carneiro nos apresenta o curso de extensão Universidade das Quebradas, apontando para um fluxo vital de afeto que mobiliza e constrói a criação de uma cartografia vivenciada de encontros, derivas e travessias. Felipe Moreno discorre sobre René Francisco, que leva seus alunos a participar no “mundo real”, fora do ateliê e das salas de aula, e seus cursos intitulados de “pragmáticas pedagógicas”, criando com seus alunos ações coletivas. O coletivo argentino Ala Plástica expressa seu engajamento ambiental e biorregional com iniciativas que compreendem estratégias e ações comunicativas ligadas aos contextos sociais e que contrastam com a ideologia modernista da neutralidade da arte. E Roberta Condeixa nos oferece as microutopias realizadas por Juan Manuel Echavarría no seu laboratório terapêutico de resgates existenciais com os ex-guerrilheiros do narcotráfico na Colômbia.

Nesta edição, o espaço para a entrevista foi com o artista Carlos Vergara que, com sua prática constante de se deslocar e viajar pelo mundo, realiza um gesto criativo único de reverência e (in)vocação pelas singularidades que habitam cada lugar reconhecendo a potência do artista como “um coadjuvante”.

Um olhar sobre a natureza é também parte do comprometimento com outras margens, com os povos indígenas, culturas e consciência ambiental. Guilherme Vaz propõe uma performance sonora com maracás na mata atlântica em Niterói percorrida por Charles Darwin, fundando uma simbologia cerimonial do acontecer solidário entre sons indígenas e ritos contemporâneos que se produz simultaneamente com a experiência.

Finalmente, com a colaboração de 30 artistas e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, Cristina Ribas nos oferece em seu artigo uma rede com novos vocabulários transversais para navegar e reinventar nosso lugar no mundo.

Editorial 2ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 2ª edicão:
Ala Plástica, Angela Carneiro, Beá Meira, Carlos Vergara, Chloé Le Prunennec, Cristina Ribas, Daniel Leão, Felipe Moreno, Frederico Coelho, Guilherme Vaz, Jessica Gogan, Juan Manuel Echavarría, Leandro Almeida, Luiz Guilherme Vergara, Noélia Albuquerque, René Francisco Rodríguez e Roberta Condeixa.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 2ª edição

 

Nº 3. Sentido de Público na Arte
Maio 2015

Entendemos esta terceira edição da Revista MESA como uma revista-processo, um ecossistema de vozes e escritas, palavras e imagens convocando práticas e políticas para uma alternativa global e novos sentidos de público.

Peter Pál Pelbart abre esta cartografia associando o ser humano contemporâneo com a aranha, daí cruzam-se corpos da política de contracafetinagem de Rodrigo Nunes à reconfiguração do público de Danilo Streck, que transbordam para as corporizações moventes e comoventes do filme do coletivo ¡NoPasaran! sobre as manifestações de 2013.

Esta edição se torna especial pela diversidade geográfica (nacional e internacional) dos acontecimentos e ensaios reunidos. Ressaltamos três estudos de casos nacionais com ensaios, vídeos e depoimentos realizados a partir do projeto itinerante O Sentido do Público na Arte, graças ao Prêmio (décima edição) Redes de Encontros nas Artes Visuais da Funarte. Três regiões distintas do Brasil, ou ecossistemas culturais, são representadas pelos encontros do projeto no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Juazeiro do Norte, Cariri. Tornam-se visíveis e audíveis as diferenças de imaginários, indissociáveis das singularidades geopoéticas. Não haveria como tratar do sentido de público na arte sem o sentir encarnado da diversidade da cultura brasileira contemporânea.

Essa trama de aprofundamentos se tornou transcultural, ampliando as fronteiras nacionais com estudos internacionais. São quatro pontos cardeais de distâncias continentais e proximidades éticas que se unem nesta edição. Da adversidade e resistência poética são tecidos os fios do sertão do Ceará a Porto Alegre, de Johannesburgo, na África do Sul, a Glasgow, na Escócia.

Editorial 3ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 3ª edicão:
Alex Hetherington, Anthony Schrag, Barbara Szaniecki, Bia Jabor, Brian Hartley, Chloé Le Prunennec, Daniel Leão, Danilo R. Streck, Diana Kolker Carneiro da Cunha, Emma Balkind, Eugenio Valdés Figueroa, Felipe Moreno, Hans K Clausen, Jessica Gogan, José Rufino, Katie Bruce, Leandro Almeida, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Mônica Hoff, Mysterious Creatures Dance Fusion, ¡NoPasaran!, Nuno Sacramento, Peter Pál Pelbart, Rafa Silveira [Rafa Éis], Rangoato Hlasane, Roberta Condeixa, Rodrigo Nunes, Sarah Barr e t s Beall.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 3ª edição

 
Nº 4. Passado como Pensamento Forma
Práticas Híbridas/Zonas Limites

Maio 2015

Esta edição da Revista MESA reúne reflexões e casos históricos e contemporâneos que se baseiam em narrativas críticas inspiradoras como pedras de toque vitais. O subtítulo da edição, “Práticas híbridas e zonas limite”, aguça ainda mais o nosso interesse em explorar formas de engajamentos artísticos indissociáveis das interlocuções sociais, pedagógicas, ativistas, coletivas – que resgatam para a arte o seu sentido transgressor de desafio/vida e elite/democrática, particularmente decisória em momentos culturais críticos, como a virada do século XX e, mais recentemente, os anos 60 e 70.

Edson Sousa, em seu think piece, aponta para a zona fronteiriça do lugar de risco em que se inscreve a arte como “anteparo de nossas certezas” e impulsiona a noção de utopia como potência de eclosão do sentido linear do tempo, movimento que vai do futuro ao passado, numa correnteza contra a realidade.

Um contrafluxo de futuro ressoa em cada narrativa desta edição. Graciela Carnevale compartilha seu arquivo fotográfico de experiências radicais das ações artísticas e sociopolíticas do Grupo de Vanguarda Artística Argentino e seus projetos Tucumán Arde e Ciclo de Arte Experimental, em Buenos Aires e Rosário, em 1968.

Dois estudos de casos nacionais são apresentados: Rubens Gerchman: A demissão no bolso e Laboratório Contemporâneo na Casa Daros exploram os anos nos quais o artista foi diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre 1975 e 1979, e um curso experimental destinado a jovens artistas inspirado por este período – o Laboratório Contemporâneo – Propostas e descobertas do que é arte (ou pode ser). O segundo estudo apresenta o trabalho do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM, ativo entre 2009 e 2013, e explora paralelos experimentais na história do MAM.

Os estudos de caso internacionais são dos Estados Unidos e Chile. John Dewey e Jane Addams viram referências históricas para as curadoras Mary Jane Jacob e Kate Zeller e seu projeto A prática vivida, compondo um processo rico e multidimensional que investiu na potência de futuro do legado desses dois nas práticas de uma nova geração de artistas em Chicago. Em Santiago, Claudia Zaldivar relata a jornada de 34 anos do Museo de La Solidaridad Salvador Allende e sua genealogia de esperança e luta.

Em seu artigo de universidades livres, Sergio Cohn recupera as camadas arqueológicas de futuros tão presentes nas crises das instituições de educação, arte e cultura hoje, explorando projetos contemporâneos, tais como a Universidade Nômade, que compartilham paralelos ricos com as iniciativas idealistas do início do século XX por uma prática universitária livre.

A vídeo-entrevista desta edição explora o projeto lendário The Model: A Model for a Qualitative Society (O Modelo: Um Modelo para uma Sociedade Qualitativa) no Moderna Museet, em Estocolmo, em 1968, e o The New Model: An Enquiry (O Novo Modelo: Uma Investigação), projeto de pesquisa iniciado por Lars Bang Larsen e Maria Lind em 2011 que investiga o legado do The Model em uma série de exposições, seminários e projetos artísticos.

Editorial 4ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 4ª edição:
Beatriz Coelho, Bia Jabor, Chloé Le Prunennec, Clara Gerchman, Claudia Zaldivar, Daniel Leão, Diana Kolker Carneiro da Cunha, Edson Luiz André de Sousa, Gabriela Gusmão, Graciela Carnevale, Gunilla Lundahl, Jessica Gogan, João de Albuquerque, Kate Zeller, Lars Bang Larsen, Luan Machado, Luiz Guilherme Vergara, Magnus Bärtås, Mara Pereira, Maria Lind, Mary Jane Jacob, Michel Schettert, Palle Nielsen, Raphael Giammattey, Sabrina Curi e Sergio Cohn.

Contribuidores e Colaboradores – Revista MESA 4ª edição

_
As quatro primeiras edições foram contempladas por recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 (Funarte/MinC).