Laura Aldridge. Kitted Vehicle (Detailhe), 2018.

Um ponto de encontro: Uma nova linguagem

Nicola White

As palavras não conseguem expressar. Ao escrever sobre o trabalho do Ideas Team da Artlink, no decorrer dos anos, eu me vi fazendo um esforço para descrever encontros que vão além da linguagem convencional, encontros baseados em formas de comunicação diferentes – pode-se dizer até mais profundas; comunicação incorporada aos sentidos do corpo ou à linguagem compartilhada do fazer. Nos relatos a seguir, artistas e profissionais da arte articulam suas experiências ao trabalhar com pessoas com necessidades complexas. As experiências em si envolvem poucas palavras, mas os relatos e as fotos que os acompanham falam alto.

Há mais de uma década, os integrantes do projeto The Ideas Team trabalham com algumas das pessoas mais marginalizadas da Escócia, as pessoas com deficiências cognitivas profundas. Eles trabalham com um espírito singular de investigação, reunindo tais pessoas e artistas, envolvendo os profissionais do cuidado que têm conhecimento profundo daquela pessoa. O objetivo é encontrar a conexão, descobrir o que pode motivar aquela pessoa, possibilitar a ela ter alguma influência no que acontece durante tais encontros, sabendo que em geral elas não têm influência em outras partes de suas vidas. Como observa Alison Stirling em seu artigo: “Cada detalhe do seu universo é determinado por outra pessoa, como, por exemplo, as atividades das quais ela vai participar, onde vai se sentar, quando vai comer e dormir etc.”

Todas as etapas do projeto Ideas Team se baseiam nos interesses das pessoas com quem estão trabalhando, e o resultado teêm sido a criação de uma variedade de experiências e trabalhos artísticos – gel de banho personalizado com cheiro de dentes-de-leão ou cavalos, um “sensorium” de luz cósmica e som manipulado por um joystick simples, uma coluna vibratória com uma biblioteca de sons favoritos.

Por mais estranhas e belas que essas manifestações físicas sejam, a parte mais valiosa do trabalho ocorre no momento efêmero, no ponto de encontro entre o artista e o indivíduo, em momentos compartilhados de euforia e compreensão silenciosa. A artista Laura Spring escreve sobre tais momentos, que são simples e ao mesmo tempo profundos: “ele então olha para cima, seus olhos se encontram com os meus e, por um instante, nós ficamos juntos.”

Estar no mundo juntos, como seres humanos com todas as nossas diferenças, usar a arte como ponte para estar junto de forma plena. Esse é o cerne do trabalho do Idea Team.

 

***

 

Nicola White
É escritora. Anteriormente, foi curadora e documentarista. Seu romance In the Rosary Garden recebeu o prêmio Dundee International Book Prize, e suas obras curtas de ficção foram publicadas amplamente e divulgadas na Radio 4. Com frequência, ela colabora com artistas visuais e organizações artísticas, além de contribuir com textos para diversas publicações.