Entrevista parte 3, Agosto 2013. Jailson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas, falando da suspensão do cotidiano nas manifestações no Brasil em 2013.

O legítimo novo carioca
Entrevista: Jailson de Souza e Silva, diretor Observatório de Favelas

Os “novos cariocas” sinalizam uma cidade mobilizada por duas dimensões fundamentais: a estética, como consciência sensível das diferenças humanas, com o devido reconhecimento à legitimação do direito à autenticidade; e a ética, que exige a determinação cotidiana para resistir a que qualquer diferença seja transformada em desigualdade.

O Novo Carioca
Jailson de Souza e Silva, Jorge Luiz Barbosa e Marcus Vinicius Faustini1

Nesta entrevista em vídeo, o diretor do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, conversa sobre a história e as políticas do Observatório, uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos, atuando na favela da Maré, no Rio de Janeiro, desde 2001.

Nascido na favela, Jailson se posiciona com um “intelectual da periferia” e enfatiza a importância do simbólico na vida da cidade, descrevendo o novo carioca com um ser utópico/concreto que circula, inventa e assume o compromisso de construir no presente real e cotidiano, reconhecendo a importância do outro na constituição de sua autonomia e sua individualidade.

A entrevista dura aproximadamente 15 minutos e é apresentada aqui em três partes:

O legitimo novo carioca – a história e a política do Observatório e a importância de “mobilidade plena” na cidade para todos, do físico ao simbólico.

Bela Maré – explora a história e o contexto do centro cultural Bela Maré, inaugurado pelo Observatório na favela da Maré em 2007, e as exposições de artes visuais Travessias e outras iniciativas que buscam democratizar as artes.

As manifestações, as ruas – em busca de novos paradigmas democráticos, em junho de 2013 o povo brasileiro saiu pra rua efetuando uma forte mudança simbólica no sentido de poder do indivíduo e sua participação política.

Para mais informações sobre o Observatório: www.observatoriodefavelas.org.br e seu projeto de fotografia popular Imagens do Povo: www.imagensdopovo.org.br

_
1BARBOSA Jorge Luiz, FAUSTINI Marcus Vinicius e DE SOUZA E SILVA, Jailson. O Novo Carioca. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2012, p. 16