Apresentação

Revista MESA
A Revista MESA é um periódico bilíngüe (português e inglês) digital publicado semestralmente pelo Instituto MESA. Propõe-se tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais atravessando os campos da arte, curadoria e educação em seus distintos formatos. Com artigos críticos, think piece, contribuições, estudos de caso nacionais e internacionais, vídeos, entrevistas e ensaios fotográficos, MESA pretende apresentar as reflexões críticas sobre a arte e a sociedade, baseando-se em experiências dos profissionais atuantes neste campo complexo (artistas, curadores, educadores, pesquisadores e ativistas) e também em pesquisas a partir de uma ampla gama de disciplinas (história da arte, estudos latino-americanos, museologia, educação, antropologia, sociologia, geografia e filosofia). Com uma circulação nacional e internacional, MESA busca um diálogo entre as práticas críticas e criativas em seus distintos contextos, formatos e situações.
Revista MESA Editores: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara em colaboração com diversos contribuidores e autores para cada edição.

Nº 1. Territórios e Práticas em Processo
Fevereiro 2014

Os territórios são definidos pelas suas práticas; as práticas, por sua vez, são encarnadas em suas instâncias fixas e fluxos de ritualizações plásticas e sociais. O material reunido para esta primeira edição explora este terreno contemporâneo, complexo e móvel nas áreas de arte, curadoria e educação. A crítica e pesquisadora Tania Rivera foi convidada a contribuir com um think piece para acompanhar esta edição sobre territórios e práticas em processo. No trabalho ela explora a ressonância poética da arte no mundo e a importância de uma prática curatorial, crítica e pedagógica de dispersão e disseminação.

Nos estudos de casos internacionais, a curadora alemã Claudia Zeiske descreve na prática do Deveron Arts as formas de pensar a cidade como um espaço de acontecimentos que envolvem artistas e públicos. Além, o curador português nascido em Moçambique, Nuno Sacramento, provoca uma discussão política sobre a produção de um novo common através do seu projeto Makers’ Meal, que juntou artistas e artesãos para criar um jantar – desde as mesas, os talheres, até à comida. Os dois projetos, realizados no nordeste da Escócia, mostram a vitalidade da arte contemporânea em contextos rurais.
Outros dois estudos de casos, agora nacionais, exploram a vida pública da arte e a experiência que ela inaugura como um campo crítico e criativo: a geopoética da 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre – com um vídeo entrevistando curadores, artistas, participantes e educadores; e quatro outros ensaios que mergulham numa escultura de vivências criada com públicos diferentes, explorando a instalação oBichoSusPensoNaPaisaGen, do artista Ernesto Neto.

Nestes territórios vivos surgem novos horizontes de possibilidades práticas das poéticas do cuidar e curar, como mostra o processo de José Rufino com os pacientes da doença de Alzheimer – parte de uma exposição e residência do artista no Museu Andy Warhol nos Estados Unidos –, relatado em um artigo nesta edição.

Além destas mudanças nas práticas artísticas e curatoriais, a entrevista em vídeo com Jailson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas no Rio de Janeiro, mostra a importância das novas lentes críticas e as formas de pensar a cidade como um território criativo e pedagógico. Num outro contexto, o ensaio fotográfico de Leonardo Guelman, que aborda a Casa dos Milagres no Nordeste do Brasil, mostra o mundo popular e religioso do povo nordestino. Infelizmente esse lugar foi recentemente perdido por um incêndio, reforçando ainda mais a importância do testemunho da vitalidade da cultura popular.

Editorial 1ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 1ª edicão:
Anita Sobar, Bernardo Zabalaga, Bianca Bernardo, Claudia Zeiske, Ernesto Neto, Imagens de Povo, Jailson de Souza e Silva, Jessica Gogan, José Rufino, Leandro Almeida, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Nuno Sacramento, 8ª Bienal do Mercosul, Tania Rivera e Virgínia Kastrup.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 1ª edição

As quatro primeiras edições foram contempladas por recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 (Funarte/MinC).