Projetos

  • Frederico Morais Textos críticos (1968-1975)

    Em 2017, o Instituto MESA lançou o livro “Domingos da criação: Uma coleção poética do experimental em arte e educação” organizado por Jessica Gogan em colaboração com o crítico e curador Frederico Morais. O livro é concebido como “livro-arquivo” no intuito de gerar uma plataforma de reflexão sobre os Domingos e seus sentidos ampliados de […]
    Read More
  • Programa Plural do British Council – Residência artística Susan Thomson

    No dia 01 de dezembro, o Instituto Mesa, com o apoio do Programa Plural do British Council, realizará na Cinemateca do MAM o lançamento do docuficção -  Tybyra e o Arlequim (2022) seguido por um debate com a cineasta Susan Thomson e os convidades especiais Azizi Cypriano, Fabio Scarano e Okara Yby com mediação de […]
    Read More
  • Lançamento da Plataforma digital – www.osdomingos.org

    Em comemoração ao 50º aniversário dos Domingos da Criação, eventos experimentais organizados pelo crítico e curador brasileiro Frederico Morais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1971, o Instituto MESA juntamente com o Grupo de los Domingos, iniciativa de pesquisadores latino-americanos, lança a plataforma digital www.osdomingos.org elaborada a partir de um processo […]
    Read More
  • Ressonâncias 50 anos depois – “Aquela Menina”

    Em 2017 o Instituto MESA publicou o livro-arquivo “Domingos da criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação” organizado por Jessica Gogan em colaboração com Frederico Morais sobre os eventos transgressores Domingos da Criação que aconteceram no MAM Rio em 1971. Por ocasião do 50º aniversário realizou, em colaboração com Matizar produtora do […]
    Read More
  • Lives MESA

    Em 2021 o Instituto MESA inaugurou o Programa LIVES MESA, uma nova iniciativa da organização idealizada tanto para divulgar os projetos em andamento quanto dar continuidade e desdobrar os debates das edições de seu periódico bilíngüe online Revista MESA. Programa mensal julho a novembro 2021 Lives mensais com desdobramentos de questões abordadas na 6ª edição da […]
    Read More
  • 3

    Livro sobre os Domingos da Criação

    Publicação feita em colaboração com Frederico Morais e premiada pelo Itaú Rumos 2015-2016 busca resgatar e revistar a história sobre os Domingos da criação, happenings participativos organizados pelo curador em 1971.
    Read More
  • da_20171005_039

    Projeto Arte_Cuidado

    Arte_Cuidado constitui uma rede de atuação, pesquisa e formação tomando como ideia central o cuidado como método através de um grupo que reúne pesquisadores, artistas, agentes culturais, terapeutas e gestores.
    Read More
  • mam-1

    Flipping Pop: Seminário e Publicação

    Projeto realizado em colaboração com Luiz Camillo Osorio e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) que propôs explorar sinergias entre duas importantes exposições de 1967: “Bienal do Pop Art” e “Nova Objetividade”.
    Read More
  • 2 - Ba°a_de_Guanabara-Aguas_e_Vidas_EscondidascPatKilgore2016_J3A8068

    Podcast #1: Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas

    O 1º Podcast MESA, realizado em colaboração com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), aborda temas em torno da arte ambiental e ativismo social relacionados à exposição Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas, realizada no museu de 6 agosto à 6 de novembro de 2016.
    Read More
  • Experimentaction. Cortesia: Sullivan Galleries e Department of Exhibitions and Exhibition Studies da School of the Art Institute of Chicago

    Experimentaction: O legado experimental de Hélio Oiticica para a educação

    O projeto O legado experimental de Hélio Oiticica para a educação tem o objetivo de desenvolver um estudo aprofundado da obra de Hélio Oiticica e seu potencial como pedagogia experimental.
    Read More
  • Praia e Ilha da Boa Viagem com as bandeiras de identificação. 2013. Foto Joana Mazza.

    Farmácia Baldia da Boa Viagem

    A Farmácia Baldia da Boa Viagem é uma iniciativa coletiva de arte e saúde com ênfase no uso e estudo de plantas medicinais que foi inaugurada como parte da exposição do artista brasileiro Carlos Vergara no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Niterói, Brasil, em 2013.
    Read More
  • DSC_1198

    Laboratório contemporâneo: Propostas e descobertas do que é arte
    (ou pode ser)

    Inspirados na exposição Rubens Gerchman: com a demissão no bolso e no legado do artista, o Instituto MESA e o Coletivo E criaram, em parceria com a Casa Daros, o Laboratório Contemporâneo: Propostas e descobertas do que é arte (ou pode ser), que assumiu a proposição de Gerchman, “um mergulho criativo e em constante questionamento”, para promover um curso em laboratórios de três meses destinado a um grupo de jovens artistas de diversas linguagens.
    Read More
  • Encontro: Caranguejos e Borboletas I, Casa Daros, 28 de Setembro 2013. Foto: Delmar Mavignier

    O Sentido do Público na Arte

    O projeto O Sentido do Público na Arte, coordenado pelo Instituto MESA e premiado pela Funarte na 10ª edição de Redes de Encontros nas Artes Visuais, assume como proposição a importância de se refletir sobre a complexidade estética e ética envolvendo as interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, considerando as singularidades regionais brasileiras.
    Read More
  • sete.Still032a

    Seminário Internacional: Arte Ação Ambiental

    Entre os dias 11, 12 e 13 de novembro de 2013, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) em colaboração com o Instituto Mesa e com apoio do programa de pós-graduação em Artes e a PROGRAD da UFF e Deveron Arts, realizou o Seminário Internacional Arte Ação Ambiental: Encontros Contemporâneos entre Arte e Sociedade no intuito de reunir diferentes visões voltadas ao sentido ampliado da arte enquanto potência ética e estética de engajamento social e ambiental.
    Read More
  • fernweh

    Fernweh: Um projeto sobre a viagem, hospitalidade e arte na esfera pública

    Fernweh foi um projeto de curadoria itinerante realizado em maio de 2013 que investigou a ideia de viagem e hospitalidade na arte socialmente engagada. Organizado pelo Claudia Zeiske de Deveron Arts em colaboração com curadora Mary Jane Jacob no decorrer de cinco dias, um grupo de curadores internacionais (incluindo representantes do Instituto MESA) foram convidados a viajar para regiões rurais na Escócia, explorando questões da arte na comunidade através de programas de visitas e hospedagens, em colaboração com instituições culturais escocesas.
    Read More
  • 4. 23-01-11_DouAções_Jose Bechara (15)

    Núcleo Experimental de Educação e Arte / MAM-Rio

    O Núcleo deu início a suas atividades no período de novembro de 2009 a março de 2010 com a exposição Carlos Vergara – a dimensão gráfica, uma energia silenciosa, retomando em setembro de 2010 até maio 2013, e tendo sempre em vista, por um lado, promover o MAM-Rio como centro de cidadania da arte, um lugar de criação contínua; e por outro, tornar seu acervo um patrimônio vivo de irradiação poética e crítica para a cidade do Rio de Janeiro.
    Read More
  • seminario-internacional

    Seminários Internacionais: Reconfigurações do público

    Como parte do projeto do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-Rio foram organizado dois seminários internacionais que reuniram colaboradores brasileiros e estrangeiros motivados pela busca por novas perspectivas acerca do papel público dos museus de arte e espaços culturais diante dos desafios locais e globais contemporâneos.
    Read More
  • cais-das-artes

    Cais das Artes

    Em 2010 e 2011, a convite da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo e da Fundação Getúlio Vargas, o Instituto MESA desenvolveu uma proposta/visão do papel educativo do Cais das Artes para o Estado do Espírito Santo, um novo museu com arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, que vem sendo construído na cidade de Vitória (ES).
    Read More
  • foco-brasil

    MoMA: Instituto Internacional de Educação em Museus: Foco Brasil

    O programa internacional do departamento de educação do MoMA de Nova York contou com a colaboração do Instituto MESA para organizar o segundo instituto internacional de educação em museus.
    Read More
  • bienal-mercosul

    A Coleta de Múltiplas Vozes: 8ª Bienal do Mercosul

    O projeto Coleta de Múltiplas Vozes foi desenvolvido a partir de um convite de Pablo Helguera, curador pedagógico, e Mônica Hoff, coordenadora geral do projeto pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, para realizar uma avaliação do campo expandido do projeto pedagógico desta bienal.
    Read More
  • helio-oiticica

    Experiências no Labirinto – Hélio Oiticica: o museu é o mundo

    O Programa Educativo Experiências no Labirinto inaugurou um território de participação e multiplicação de processos artístico-pedagógicos baseados no legado de prática e ideias de Hélio Oiticica durante a exposição Hélio Oiticica: museu é o mundo que aconteceu no Rio de Janeiro de 11 de setembro a 21 de novembro de 2010.
    Read More
  • jose-rufino

    José Rufino: Blots & Figments

    Entre 27 de abril e 18 de julho de 2010, o Museu Andy Warhol abrigou a exposição José Rufino: Blots & Figments (As Manchas do Esquecimento), como culminância do trabalho de residência artística em Pittsburgh (EUA) em colaboração com o Centro de Estudo de Alzheimer da Universidade de Pittsburgh.
    Read More
  • arte-processo

    Curso Arte e Processo em Campo Ampliado na 7ª Bienal do Mersocul

    O Instituto MESA facilitou o encontro de formação de profissionais de cultura do SESC de todo o Brasil na 7ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em novembro de 2009.
    Read More
  • arte-sociedade

    Curso Arte e Sociedade no Brasil

    O curso Arte e Sociedade no Brasil, realizado em julho de 2009, proporcionou a um grupo de professores de ensino médio da cidade de Pittsburgh (EUA) uma rica experiência acerca da arte, da cultura e da sociedade brasileira através de palestras, encontros, workshops e visitas a importantes espaços culturais do Brasil, tais como Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Parque Lage e Casa do Pontal.
    Read More
  • piedarte

    Piedarte

    O coletivo Piedarte realizou as iniciativas artísticas-pedagogicas em comunidades a partir da proposta curatorial da exposição Andy Warhol – arte e práticas para o dia a dia, organizado pelo Museu Andy Warhol e apresentado pelo Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), em Vitória, Espírito Santo, no Abril até Julho 2009.
    Read More
  • comuniarte

    Comuniarte

    Comuniarte surgiu dentro do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, como experiência continuada do Projeto Arte Ação Ambiental, com o intuito de dar sustentabilidade ao Módulo de Ação Comunitária – Maquinho, em construção naquele momento. Com parceria do Museu Andy Warhol e da Universidade Federal Fluminense, o projeto buscou desenvolver pesquisas interdisciplinares, englobando os campos da educação, geografia, arte e saúde.
    Read More