Arte e pesquisa em ação

A busca por novos entendimentos na interface entre arte e sociedade é o foco do Instituto MESA, que trabalha por meio de pesquisas e ações que investigam a complexidade juntamente com as possibilidades estéticas e éticas da vida contemporânea. Desta forma, tomam-se como campo de atuação político-social as transversalidades emergentes entre práticas artísticas, curatoriais e pedagógicas. Trabalhamos no formato de pesquisa e ação em seis frentes:

Museus, espaços culturais e coleções
A atualização de parâmetros e paradigmas curatoriais, artísticos e pedagógicos é voltada para a concepção e produção de novos formatos e processos de se pensar a instituição com uma estrutura viva instituinte e geradora crítica e democrática de perspectivas transdisciplinares de ativação sociocultural.

Curare
As raízes da palavra curadoria estão no latim curare, significando cuidado. As iniciativas ligadas a curare buscam a realização de projetos éticos e estéticos incorporando níveis complexos, múltiplos e entrelaçados de cuidado e cumplicidade com artistas, públicos, pesquisadores e contextos com especial atenção nas relações entre arte e saúde.

Mesas e conversas
Reunir, difundir e fazer circular pensamentos e ideias através de diversos formatos: encontros, grupo de estudos, seminários, redes, conferências, diálogos, debates e intercâmbios. Buscamos promover a contribuição crítica de múltiplas vozes realizando-se através de uma rede de colaborações envolvendo artistas e diversos agentes culturais, comunidades, contextos e as diferentes esferas públicas dentro e fora das instituições (museu, universidade e organizações sociais) juntamente com a participação de outros cidadãos e profissionais.

Formação
As iniciativas de formação defendem a necessidade de uma aproximação “experimental” entre educação, cultura e a produção artística contemporânea. Buscamos desenvolver formatos de cursos, escolas, diálogos, projetos de pesquisa e ação sob perspectiva experimental, transdisciplinar e participativa, alinhando premissas éticas emergentes da cultura contemporânea com os campos de arte, curadoria e educação.

Publicações
As publicações do Instituto têm como objetivo difundir experiências, pesquisas, questionamentos e saberes acerca da sociedade contemporânea no que tange à interface entre arte, cultura e educação. Tomamos como contraponto ações e experiências nacionais e internacionais, no intuito de instituir um canal de formação crítica transcultural para artistas, educadores, curadores, estudantes, pesquisadores e agentes sociais. Assim, a Revista MESA, o principal projeto em andamento, propõe tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais atravessando os campos de arte, curadoria e educação em seus distintos formatos.

Consultorias
O Instituto MESA presta consultoria a entidades públicas e privadas vinculadas às áreas de arte, cultura e educação no sentido de promover e proporcionar a realização de projetos, pesquisas e ações em três diferentes seguimentos: 1) Estudos curatoriais e pedagógicos para museus de arte e espaços culturais; 2) Agenciamentos socioculturais; 3) Projetos e pesquisas transdisciplinares.