Apresentação

Revista MESA
A Revista MESA é um periódico bilíngüe (português e inglês) digital publicado semestralmente pelo Instituto MESA. Propõe-se tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais atravessando os campos da arte, curadoria e educação em seus distintos formatos. Com artigos críticos, think piece, contribuições, estudos de caso nacionais e internacionais, vídeos, entrevistas e ensaios fotográficos, MESA pretende apresentar as reflexões críticas sobre a arte e a sociedade, baseando-se em experiências dos profissionais atuantes neste campo complexo (artistas, curadores, educadores, pesquisadores e ativistas) e também em pesquisas a partir de uma ampla gama de disciplinas (história da arte, estudos latino-americanos, museologia, educação, antropologia, sociologia, geografia e filosofia). Com uma circulação nacional e internacional, MESA busca um diálogo entre as práticas críticas e criativas em seus distintos contextos, formatos e situações.
Revista MESA Editores: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara em colaboração com diversos contribuidores e autores para cada edição.

Nº 1. Territórios e Práticas em Processo
Fevereiro 2014

Os territórios são definidos pelas suas práticas; as práticas, por sua vez, são encarnadas em suas instâncias fixas e fluxos de ritualizações plásticas e sociais. O material reunido para esta primeira edição explora este terreno contemporâneo, complexo e móvel nas áreas de arte, curadoria e educação. A crítica e pesquisadora Tania Rivera foi convidada a contribuir com um think piece para acompanhar esta edição sobre territórios e práticas em processo. No trabalho ela explora a ressonância poética da arte no mundo e a importância de uma prática curatorial, crítica e pedagógica de dispersão e disseminação.

Nos estudos de casos internacionais, a curadora alemã Claudia Zeiske descreve na prática do Deveron Arts as formas de pensar a cidade como um espaço de acontecimentos que envolvem artistas e públicos. Além, o curador português nascido em Moçambique, Nuno Sacramento, provoca uma discussão política sobre a produção de um novo commun através do seu projeto Makers’ Meal, que juntou artistas e artesãos para criar um jantar – desde as mesas, os talheres, até à comida. Os dois projetos, realizados no nordeste da Escócia, mostram a vitalidade da arte contemporânea em contextos rurais.
Outros dois estudos de casos, agora nacionais, exploram a vida pública da arte e a experiência que ela inaugura como um campo crítico e criativo: a geopoética da 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre – com um vídeo entrevistando curadores, artistas, participantes e educadores; e quatro outros ensaios que mergulham numa escultura de vivências criada com públicos diferentes, explorando a instalação oBichoSusPensoNaPaisaGen, do artista Ernesto Neto.

Nestes territórios vivos surgem novos horizontes de possibilidades práticas das poéticas do cuidar e curar, como mostra o processo de José Rufino com os pacientes da doença de Alzheimer – parte de uma exposição e residência do artista no Museu Andy Warhol nos Estados Unidos –, relatado em um artigo nesta edição.

Além destas mudanças nas práticas artísticas e curatoriais, a entrevista em vídeo com Jailson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas no Rio de Janeiro, mostra a importância das novas lentes críticas e as formas de pensar a cidade como um território criativo e pedagógico. Num outro contexto, o ensaio fotográfico de Leonardo Guelman, que aborda a Casa dos Milagres no Nordeste do Brasil, mostra o mundo popular e religioso do povo nordestino. Infelizmente esse lugar foi recentemente perdido por um incêndio, reforçando ainda mais a importância do testemunho da vitalidade da cultura popular.

Editorial 1ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 1ª edicão:
Anita Sobar, Bernardo Zabalaga, Bianca Bernardo, Claudia Zeiske, Ernesto Neto, Imagens de Povo, Jailson de Souza e Silva, Jessica Gogan, José Rufino, Leandro Almeida, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Nuno Sacramento, 8ª Bienal do Mercosul, Tania Rivera, e Virgínia Kastrup.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 1ª edição

 

Nº 2. Espaços Poéticos = Linguagens Éticas
Abril 2015

Ressaltamos nesta segunda edição da Revista MESA ressonâncias conceituais como parte de uma conversa crítica inacabada e aberta para o transbordamento atual do estético a serviço do ético. Reúnem-se nesta edição formas de estar juntos. Fred Coelho, no seu “think piece” provocador, aponta para o “como viver juntos” vivenciado por artistas e não artistas no Brasil e na América Latina.

Nos estudos de casos, Angela Carneiro nos apresenta o curso de extensão Universidade das Quebradas, apontando para um fluxo vital de afeto que mobiliza e constrói a criação de uma cartografia vivenciada de encontros, derivas e travessias. Felipe Moreno discorre sobre René Francisco, que leva seus alunos a participar no “mundo real”, fora do ateliê e das salas de aula, e seus cursos intitulados de “pragmáticas pedagógicas”, criando com seus alunos ações coletivas. O coletivo argentino Ala Plástica expressa seu engajamento ambiental e biorregional com iniciativas que compreendem estratégias e ações comunicativas ligadas aos contextos sociais e que contrastam com a ideologia modernista da neutralidade da arte. E Roberta Condeixa nos oferece as microutopias realizadas por Juan Manuel Echavarría no seu laboratório terapêutico de resgates existenciais com os ex-guerrilheiros do narcotráfico na Colômbia.

Nesta edição, o espaço para a entrevista foi com o artista Carlos Vergara que, com sua prática constante de se deslocar e viajar pelo mundo, realiza um gesto criativo único de reverência e (in)vocação pelas singularidades que habitam cada lugar reconhecendo a potência do artista como “um coadjuvante”.

Um olhar sobre a natureza é também parte do comprometimento com outras margens, com os povos indígenas, culturas e consciência ambiental. Guilherme Vaz propõe uma performance sonora com maracás na mata atlântica em Niterói percorrida por Charles Darwin, fundando uma simbologia cerimonial do acontecer solidário entre sons indígenas e ritos contemporâneos que se produz simultaneamente com a experiência.

Finalmente, com a colaboração de 30 artistas e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, Cristina Ribas nos oferece em seu artigo uma rede com novos vocabulários transversais para navegar e reinventar nosso lugar no mundo.

Editorial 2ª edição

Contribuidores e Colaboradores da 2ª edicão:
Ala Plástica, Angela Carneiro, Beá Meira, Carlos Vergara, Chloé Le Prunennec, Cristina Ribas, Daniel Leão, Felipe Moreno, Frederico Coelho, Guilherme Vaz, Jessica Gogan, Juan Manuel Echavarría, Leandro Almeida, Luiz Guilherme Vergara, Noélia Albuquerque, René Francisco Rodríguez e Roberta Condeixa.

Contribuidores e Colaboradores – Revista Mesa 2ª edição

 

As quatro primeiras edições foram contempladas por recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 (Funarte/MinC).