Normas de publicação

Revista MESA recebe trabalhos originais (textos diversos, vídeos, fotografia etc.) produzidos por artistas, curadores, educadores, ativistas, críticos e pesquisadores com interesses nas interfaces contemporâneas entre arte e sociedade.

Diretrizes para autores

A Revista MESA é uma publicação semestral. Aceitamos textos propondo uma reflexão original em um dos seguintes formatos:

Estudos de caso
Os estudos de casos nacionais e internacionais devem explorar um contexto, projeto, situação ou prática específica, propondo uma nova reflexão crítica e criativa sobre as interações entre arte e sociedade e/ou os campos de arte, curadoria ou educação. Os estudos deverão ser composto de textos (sejam ensaios, artigos, resenhas, poesias, ou crônicas) de 1500 a 6000 palavras (incluindo referências e notas de rodapé), acompanhados por uma seleção de imagens ou vídeos e/ou fotografias originais e/ou experiências/trilhas sonoras. Os estudos podem ser apresentados individual ou coletivamente.

Artigos temáticos
Os artigos deverão ser inéditos e desenvolvidos a partir de uma reflexão crítica (ética, estética e/ou sócio-cultural) sobre as interfaces contemporâneas entre arte e sociedade. Os textos podem ter entre 5000 e 8500 palavras (incluindo referências, notas de rodapé, anexos ou apêndices). Também os artigos devem ser acompanhados por uma seleção de imagens e/ou vídeos. Aceitamos artigos em inglês ou português, caso sejam em outras línguas, precisarão ser acompanhados por uma tradução em inglês ou português.

Ensaios fotográficos
Os ensaios fotográficos devem ser compostos por uma seleção de 15 a 25 imagens com um texto de apresentação e reflexões criticas. A série de fotos originais deve explorar uma perspectiva inusitada e/ou reflexão artística sobre as interfaces contemporâneas entre arte, cultura e sociedade.

Videoentrevistas
As videoentrevistas deverão ter entre 15 e 20 minutos editados (podendo ser dividido em partes) e mergulhar no mundo criativo e crítico de um artista, pesquisador, ativista, curador, filósofo ou educador, que ofereça uma contribuição original e inovadora para refletir sobre as práticas e dilemas estéticos e éticos da cultura contemporânea. Esperamos que cada videoentrevista componha não somente uma série de falas, mas também imagens, músicas e/ou outros elementos que ajudem a contextualizar as reflexões de cada entrevistando.

Condições para submissão


Antes de iniciar o processo de envio do material, os autores devem verificar as condições de submissão em relação aos itens abaixo listados.

Arquivos de texto – O arquivo deve estar em formato Microsoft Word ou RTF (não devendo ultrapassar 2MB);
a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa. O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.

Apresentação
 - Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas.

Referências – Utilizar aspas duplas para citações com até três linhas; citações
com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo igual ao da entrada de parágrafo, com fonte Arial 12 e sem aspas;
utilizar aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
uso do itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações; as referências e/ou notas explicativas no corpo do texto, devem aparecer com notas de rodapé de página e numeradas, listando a referência bibliográfica completa juntamente com a(s) página(s) referenciada(s); as notas devem ser em fonte Arial 10 e obedecerão aos seguintes critérios:

– Livro:
SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo:
 FREIRE, Madalena. Educador, Educador, Educador. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p.55-60.

– Capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenomes. “Título do capítulo: subtítulo”. In: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.
Exemplo:
 STUCKEY, Charles F. “Warhol: backwards and forwards.” In PRATT, Alan ed. The Critical Response to Andy Warhol. Greenwood Press, London, 1997, p.140

– Artigo de periódico:
SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. “Título do artigo: subtítulo”. Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
Exemplo:
LIMA, Luiza. “História e gênero”. Revista de Estudos Contemporâneos, v. 30, n. 19, p. 400-410, junho/1999.


– Dissertações e Teses:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local.
Exemplo:
LINS, Carla. Práticas pedagógicas fora da escola. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Comparada, Faculdade de Educação da UEFF, São Paulo. Acessado

– Sites/blogs etc:
SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Disponível em [link] Acessado em [data]
Exemplo: SEIDEL, Steve et. al. The qualities of quality: excellence in arts education. Project Zero, Harvard Graduate School of Education, 2008. Disponível em: http://www.wallacefoundation.org/knowledge-center/arts-education/arts-classroom-instruction/Documents/Understanding-Excellence-in-Arts-Education.pdf. (Acessado em setembro 2013)

Em caso de outros usos da mesma referência no corpo do texto, devem aparecer também como nota de rodapé de página, usando Ibid no caso de repetição, seguida de uma nota prévia ou [NOME DO AUTOR] Opcit [número de página].

Imagens - Cada texto deverá ser acompanhado por uma seleção de, no mínimo, cinco imagens representativas do estudo do caso ou artigo. As imagens devem ser enviadas nos formatos TIFF ou JPEG, resolução de 300 dpi e ter no máximo 5 MB com suas respectivas legendas. Em caso de aceitação do texto, os editores poderão solicitar mais imagens.
Os direitos de reprodução de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.) fica sob a responsabilidade do(s) autor(es) dos artigos ou ensaios.

Vídeos – Em caso de envio de vídeo para acompanhar um estudo de caso ou artigo ou uma proposta para uma videoentrevista, o arquivo deve ser enviado em formato AVI ou MPEG4, e ter no máximo 300 MB.

Biografia do autor – Cada texto deverá ser acompanhado por uma breve biografia d(os) autor(es) entre 90 e 120 palavras.

Direitos Autorais
Ao submeter um trabalho para a Revista MESA, o(s) autor(es) está(ão) declarando que autoriza(m) a publicação do trabalho na revista. O(s) autor(es) também garante(m) que a contribuição é original. Também, os direitos de reprodução de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), fotografia original e/ou vídeo ficam sob a responsabilidade do(s) autor(es).

Encaminhamento dos trabalhos

Para submeter um trabalho à Revista MESA, o autor deve enviar o texto, a seleção de imagens e a biografia para o email institutomesa@institutomesa.org com a frase “Submissão para Revista MESA” na descrição do assunto. Ainda através deste endereço, as dúvidas sobre o processo de submissão poderão ser esclarecidas. As informações a respeito da tramitação do trabalho até a publicação serão enviadas por e-mail. Nesse sentido, é fundamental que os autores indiquem seus endereços eletrônicos no momento da entrega do material.

Processo de avaliação dos trabalhos

1. O trabalho submetido à Revista MESA será avaliado semestralmente por seus editores e convidados de cada edição.

2. O editores podem aceitar ou não o conjunto submetido para publicação, de acordo com a política editorial.

3. Os editores entrarão em contato com os autores para sugerir alterações no texto, tanto no que se refere ao conteúdo da matéria, como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação.

4. O material aprovado para publicação será submetido à revisão.

5. Os editores, a Revista MESA e o Instituto MESA, e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados, não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).