Nº6 VIDAS ESCONDIDAS
Festival Pame Kaimakli, Performance na Praça da Igreja. Performers: Enact Theatre e Dimitris Chimonas. Foto de Christina Scarpari.

Urban Gorillas

Urban Gorillas (UG) é um grupo multidisciplinar de entusiastas urbanos que visualizam cidades saudáveis e socialmente inclusivas localizado em Nicósia, Chipre. Tendo surgido em 2013, estimulado pelas consequências da crise financeira global em 2007-2008, o UG direcionou seu trabalho para uma nova compreensão da cultura pública e da vida pública. Depois desse incidente, faltava o desenvolvimento essencial de uma crítica social que é um aspecto primordial do espaço público. O UG foi formado como uma reação à falta de publicidade, em um momento em que a governança democrática estava em questão e a sociedade civil estava despedaçada. Essas condições continuam presentes de forma predominante e crescente até hoje.  

Desde então, os nossos projetos têm seguido a ideia subjacente de ativação do “Publicscape”, uma expressão que adotamos por expressar não só a ativação dos espaços públicos, mas também sugerir o papel das pessoas como parte integrante do processo. “Publicscape” oferece uma visão mais ampla do papel do público e do envolvimento que se estende desde o espaço público entendido tanto como um termo metafórico e espacial até as relações públicas e governança inspirada na comunidade.

O relacionamento com o “Publicscape” é um processo contínuo, que gera ações que variam em escala, forma, abordagem e impacto. No entanto, a essência de cada ação permanece fundamentalmente enraizada nos valores democráticos, momento em que, através da exploração de diversas formas artísticas, desencadeamos uma mudança de percepções espaciais e sociais. O UG coordena ações de uma perspectiva frequentemente de baixo para cima, transformando reinos urbanos efêmeros em espaços públicos. Negocia entre o público e o privado e, muitas vezes, subverte essas noções para transformar os espaços não reivindicados como público em centros urbanos acessíveis. Isso gera uma sensibilização ampliada pelo espaço público e estimula o urbanismo espontâneo e momentâneo, dando oportunidades para as pessoas mergulharem nessas realidades paralelas, se reconectarem com seus espaços cotidianos e serem participantes ativos de um horizonte público melhor.

O desejo do UG é inspirar as comunidades a produzir e administrar espaços urbanos por si só por meio de projetos urbanos, eventos planejados ou urbanismo de guerrilha informal. Nesse escopo, o UG aspira a se colocar como um “intermediário” entre as autoridades e as pessoas, uma proposta, poderíamos dizer até mesmo a nossa visão, de solução permanente para a governança de cidades saudáveis.

Fouskopolis no Castelo de Larnaca. Performance por Prits Prats. Foto de Stavri Papadopoulou.
Urban Dinner, em Larnaka Pier. Foto de Natalie Konyalian.

Para obter mais informações:

https://doi.org/10.32891/jps.v4i3.1223

Contribuição: Urban Gorillas Team

Rene Carraz, Veronika Antoniou, Teresa Tourvas, Yiorgos Hadjichristou, Despo Pasia