Nº6 VIDAS ESCONDIDAS
[Parte da exposição Untıtled History, 2008, traçando a história de artistas, eventos artísticos e galerias no norte do Chipre por meio de obras de arte originais, pôsteres, documentos e uma extensa linha do tempo.

Sidestreets Culture

A única organização de arte e cultura politicamente independente no Chipre do Norte, a Sidestreets (www.sidestreets.org), foi fundada conjuntamente por Anber Onar e Johann Pillai em 2007 como um conjunto de iniciativas artísticas, educacionais e culturais. Sua sede e espaço principal era o Onar İş Hanı, um prédio de cinco andares no centro-norte de Nicósia – local de uma polêmica instalação de arte em 2005 de Anber Onar (https://www.youtube.com/watch?v=LKS05P1G3Wk&t=12s), e um local escolhido para a bienal de arte Manifesta 6, que foi cancelada por motivos políticos.

A Sidestreets foi concebida nesse local carregado perto de duas passagens de fronteira, tendo uma visão das artes, linguagem, dinamismo cultural e pensamento crítico como os principais recursos naturais e renováveis da sociedade civil; e com a convicção de que o desenvolvimento nessas áreas contribui significativamente para o desenvolvimento e a manutenção de valores compartilhados, o respeito pela diversidade, a coexistência pacífica e o crescimento social e econômico. Seu objetivo é servir de catalisador para a produção de obras acessíveis ao público e para o bem público; para o reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural tangível e intangível; para a criação de um ambiente multilíngue e pluralista, que abranja pessoas de todas as áreas da sociedade; e para o engajamento crítico e debate em todos os níveis, pautados pelo respeito pelos valores individuais e culturais.

De 2007 a 2014, a Sidestreets criou, organizou e recebeu cerca de 50 seminários, palestras, mesas redondas, leituras e workshops sobre tópicos desde semiótica e arte até direitos humanos; 30 exposições de arte e eventos de artes performáticas de artistas cipriotas e internacionais; 30 séries de filmes e eventos relacionados ao cinema, com temas desde documentários sobre questões sociais até clássicos e curtas-metragens dadá e animações; 19 seminários externos sobre arte e literatura modernas em Kyrenia e Nicósia; 260 exibições de filmes aos sábados para crianças imigrantes do centro da cidade, bem como oficinas/workshops eventuais  para elas sobre saúde, direitos, diversidade, etc.; e 5 acampamentos de verão culturais e educacionais para crianças desfavorecidas do ensino médio, incluindo apresentações artísticas e históricas e passeios culturais. Em 2014, a Sidestreets fechou o seu espaço próprio e, desde então, continua a colaborar com diferentes organizações como parceiras, em exposições externas, palestras e exibições de filmes em diferentes locais da comunidade, além de trabalhar em pesquisas e publicações.

As atividades da Sidestreets – 99% gratuitas e abertas ao público – são organizadas em níveis participativos e de base. Suas características definidoras são a independência e o compromisso de antecipar e estabelecer um padrão para eventos e interesses artísticos, culturais e sociais que transcendam as limitadas agendas locais, políticas e nacionais. Essa postura permitiu que muitos de seus eventos fossem realizados em colaboração com embaixadas e missões diplomáticas; universidades e escolas; organizações de arte, serviço social, direito e ambientais; e empresas locais – fora do radar e das estruturas de marketing da “bicomunalidade” e da indústria de ONGs no Chipre. Ao longo dos anos, as atividades da Sidestreets envolveram milhares de participantes de todas as áreas e níveis da sociedade, de todas as comunidades e divisões do Chipre, e exemplificam como as pessoas podem se reunir independentemente de suas orientações ideológicas, com base em interesses comuns na arte e na cultura, bem como valores e questões humanas mais abrangentes.

Oficinas do Yelpaze, 2012: uma de uma série de oficinas com mais de 200 participantes, para ensinar e recuperar a arte tradicional perdida de fazer leques de folha de tamareira do Chipre.
Um dos muitos eventos infantis da Sidestreets aos sábados: uma oficina de pintura em grupo, 2011. Desde a criação da Sidestreets, em 2007, cerca de 20 a 70 crianças participaram todas as semanas de exibições de filmes e atividades educacionais. Uma minibiblioteca infantil também foi feita. A Sidestreets também faz eventos alternativos ocasionais, nos quais os convidados são chamados a ler histórias para as crianças, fazer teatro de fantoches, falar sobre saúde e questões sociais relativas às crianças, etc., ensinar dança e movimento, organizar tutoriais acadêmicos, palestras em passeios turísticos etc. Para cada evento cultural e exposição da Sidestreets para adultos, as crianças também fazem visitas guiadas e seminários educacionais interativos para incentivá-las a pensar e a serem criativas. Oficinas de técnicas de caligrafia, origami, pintura, fotografia etc. dão a elas a oportunidade de criar sua própria arte.

Para obter mais informações:

www.sidestreets.org

Contribuição:  Johann Pillai