Nº6 VIDAS ESCONDIDAS
Colcha de Milagres Cotidianos, de Athina Antoniadou e Re Aphrodite, em ação organizada por Luiz Guilherme Vergara com alunos do Departamento de Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil, 2016.

Re Aphrodite

Re Aphrodite é um grupo independente de profissionais e pesquisadores (inicialmente relacionados ao Chipre) que enfoca questões de gênero, diferenças sociais e outros paradoxos políticos e sociais por meio de práticas criativas, de pesquisa, ensino e curadoria. A iniciativa surgiu em 2010 a partir dos interesses de pesquisa conjuntos de Chrystalleni Loizidou e Evanthia Tselika, com enfoque em práticas de arte social e publicamente engajadas.

Desde então, tem se desenvolvido em um coletivo permeável que trabalha em projetos relativos a questões de silenced herstories (histórias1 delas silenciadas), processos migratórios, comunidades e práticas de aprendizagem e rituais da vida cotidiana. Para mais informações sobre os diversos projetos do coletivo, acesse:

https://www.reaphrodite.org/home

Em 2016-2018, juntamente com Athina Antoniadou, Re Aphrodite desenvolveu o projeto Shrines-Habits, uma iniciativa que se concretizou na exploração de intercâmbios com povos e comunidades no espaço público do Jardim Municipal de Nicósia por um período de seis meses no início de 2016. Houve ainda uma exibição do projeto dentro e fora do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro, como parte da exposição internacional Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas, 2016 (com curadoria de Luiz Guilherme Vergara), e uma reapresentação em cozinha comunitária, Shelley Residence, Paphos, no âmbito da exposição internacional Plánetes 2017 (com curadoria de Elena Parpa). O projeto culminou com uma publicação intitulada Words of Transition. Rites, circles, triangles and water, com contribuições de artistas e acadêmicos cipriotas e brasileiros.

A publicação pode ser baixada aqui – https://85d0252c-c693-459e-a7ca-711367e6f152.filesusr.com/ugd/126dd3_7a3b543bfbd8418fb02d6742e6287f82.pdf

Nesse projeto, costuramos o que Luiz Guilherme Vergara chamou de Colcha de Milagres Cotidianos, um grande tecido circular que desde então já recebeu piqueniques, reuniões cívicas, discussões, conferências acadêmicas, aulas universitárias, rituais e amizades.

Uma série de imagens desse projeto pode ser vista aqui.

Ester Beatty, Presidente da Federação das Organizações Filipinas no Chipre FFOC, falando no Evento FFOC- Re Aphrodite, Jardim Municipal de Nicósia, Nicósia, Chipre, 2016.
Celebração budista do tapete de ritual no Jardim Municipal de Nicósia, Nicósia, Chipre, 2016/À direita: Reunião do Re Afrodite no Jardim Municipal de Nicósia, Nicósia, Chipre, 2016

1 Em inglês, herstories (her como referência ao feminino) em contraposição a histories (his como referência ao masculino). (N.T.)