Nº6 VIDAS ESCONDIDAS
Obras de arte de Adam Harvey (fundo) e Garrett Lynch (primeiro plano), apresentadas na exposição Self as Actor no NeMe Arts Centre, Limassol, Chipre, 2019. http://www.neme.org/projects/state-machines/self-as-actor Foto: Helene Black.

NeMe

Curadores: Helene Black e Aysu Arsoy

O NeMe apresentou seu primeiro projeto em 2006, ano em que o site Wikileaks foi lançado, e desde o início, sua abordagem foi baseada em situações em vez de ser específica de um local. O projeto In Transition Cyprus (2006), que enfoca o deslocamento causado pelos efeitos de injustiças políticas, econômicas, ambientais ou sociais, estabeleceu a voz crítica da organização e seu caminho interdisciplinar. Em 2013, alguns meses após o vazamento de documentos da NSA por Edward Snowden, o NeMe se concentrou em criar projetos que revelassem os aspectos invasivos das tecnologias onipresentes que armam e corrompem as culturas de mídia e comunicação, manipulam e mercantilizam as comunidades e destroem o meio ambiente.

A abordagem crítica, mas inclusiva, do NeMe se baseia em uma ampla gama, a fim de facilitar um diálogo representativo sem restrições devido a ideologias políticas. A organização trabalha com filósofos, teóricos e artistas emergentes e estabelecidos para criar um discurso que desafia as visões hegemônicas ou tendências institucionais culturais e incentiva questões radicais sobre os efeitos colaterais das diretrizes e políticas globais. Por exemplo, o projeto nEUROsis (2016), que investigou a crescente instabilidade da União Europeia (UE), previu e discutiu algumas das questões em torno do BREXIT. Assim, o NeMe está sempre mudando, pesquisando e propondo de forma proativa questões interessantes sobre as estruturas de poder geosociopolíticas em constante transformação. Essa abordagem não apenas apresenta vozes silenciadas, suprimidas ou excluídas, mas, na verdade, tenta formular futuros possíveis longe do campo de força das decisões políticas mercantilizadas e promove uma compreensão das direções que nosso sistema econômico explorador predominante está implementando. Ao desenvolver projetos que enfrentam desafios críticos interconectados, como mudanças climáticas, crise dos refugiados, colapso sistêmico, injustiças sociais, manipulação possibilitada  tecnologicamente, trabalho, etc., o NeMe está investigando o papel da arte como um meio transformador para reimaginar nosso futuro através das práticas operacionais de artistas e teóricos. A documentação dos projetos e plataformas do NeMe pode ser encontrada em http://www.neme.org