Nº6 VIDAS ESCONDIDAS
Site de Hands-on Famagusta.

Hands-on Famagusta Iniciative

O projeto Hands-on Famagusta (HoF) (2014-presente) visa chamar a atenção da sociedade civil cipriota, conscientizando sobre as potencialidades de uma Famagusta não dividida no âmbito do Chipre Federal. Utiliza processos participativos de design urbano para promover o diálogo entre grupos em conflito (cipriotas gregos e cipriotas turcos). Realiza processos de reconciliação e solidariedade lado a lado com os de reconstrução urbana. O projeto HoF contribuiu para a construção de um espaço comum facilitando os processos de construção da paz, extremamente importante para o papel da sociedade civil na reconstrução do ambiente urbano do Chipre Federal. Esse projeto produziu as seguintes ferramentas para promover o debate público contínuo:

  1. A plataforma online trilíngue Hands-on Famagusta www.handsonfamagusta.org dedicada a visualizar um futuro urbano comum para uma Famagusta não dividida. 
  2. A organização de plataformas de debate em que cipriotas de todas as divisões participaram e discutiram tópicos específicos em mesas redondas, oficinas, reuniões de consulta e apresentações públicas. 
  3. Uma maquete física móvel da cidade que se estende de Derynia a Salamina que foi exibida em espaços públicos e nas ruas de Famagusta, Nicósia, Limassol e Veneza, Itália. Isso ajudou os famagustianos e todos os cipriotas a visualizar a cidade como um todo, em vez de territórios fragmentados com base na divisão étnica. 
  4. A publicação intitulada “Guide to Common Urban Imaginaries in Contested Spaces” editada por Socrates Stratis. 
  5. O relatório “Famagusta Data: Supplements for the City’s Commons”, que inclui um levantamento detalhado e atualizado das características físicas da cidade de Famagusta e seus fragmentos urbanos.

O projeto HoF foi o que mais contribuiu para o Pavilhão Cipriota na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza, intitulado “Contested Fronts: Commoning Practices for Conflict Transformation”, com curadoria de Socrates Stratis. (www.contestedfronts.org)

Hands-on Famagusta, evento de plataforma trilíngue e maquete na igreja St. Peter.
Grupo Hands-on Famagusta com jovens voluntários de ambas as comunidades.

As atividades do Hands-on Famagusta foram viabilizadas com o apoio da USAID. A criação da plataforma web Hands-on Famagusta teve o apoio de UNDP-ACT através do Mahallae. Todas as atividades do Hands-on Famagusta têm o apoio prático da Universidade do Chipre. A tradução para o grego e turco recebe o apoio do programa Renewal.

Líder do Projeto: Socrates Stratis (Grupo Imaginary Famagusta, AA&U, LUCY)

Equipe do Projeto: Emre Akbil, Esra Can Akbil, Chrysanthe Constantinou, Nektarios Christodoulou (até 2015), Munevver Ozgur Ozersay (Grupo Imaginary Famagusta)

AA&U (Architecture, Art and Urbanism): Angeliki Koutsodimitropoulou, Thalia Charalambous, Chrysanthe Constantinou

LUCY (Laboratório de Urbanismo, Universidade do Chipre): Nicolas Constantinou, Phivia Papashiandi

Desenvolvimento da plataforma web de LightBlack, Design Gráfico da plataforma web de AA&U, Vídeos de plataforma web de AA&U, Design de Logo de Olof Jondelius e Robin Lee