Luiza Coimbra. Desenho baseado nas conversas do Laboratório Contemporâneo que foi usado como pôster e convite para a conferência-espetáculo: Olha, Imagina, Escuta, Sente. 12 de dezembro de 2014, Casa Daros.

Olha, Imagina, Escuta, Sente

Conferência-espetáculo, 12 de dezembro de 2014, Casa Daros

No dia 12 de dezembro de 2014, o último dia do Laboratório Contemporâneo: Propostas e descobertas do que é arte (ou pode ser), encerramos o curso celebrando o encontro entre artistas e público. Como modo de partilhar os processos criados e vividos coletivamente ao longo do curso, foi realizada uma livre apropriação da Conferência-espetáculo, prática experimental desenvolvida pelo cenógrafo Hélio Eichbauer em suas aulas na Escola de Artes Visuais no Parque Lage na década de 70.1 Olha, imagina, escuta, sente foi uma “desconferência antiespetacular” na qual você não pode ver tudo. Foi uma série de microconferências e partilhas de experimentações incluindo performances, instalações, projeções e intervenções nas galerias, no pátio externo e nos espaços ao redor da Casa Daros.

DSC_1584
Conferência-espetáculo: Olhe, imagina, escuta, sente, 12 de dezembro de 2014, Casa Daros. Foto: Jessica Gogan

Acompanhando a conferência, os artistas expuseram na Casa Daros uma cartografia afetiva do Laboratório Contemporâneo que ficou em cartaz até fevereiro de 2015, incluindo imagens, fotos, desenhos e observações sobre o processo, livros estéticos, vídeos artísticos e de registro e uma intervenção afetiva de um desenho de parede.

 

No dia, o documentarista Daniel Leão filmou e editou este vídeo como uma coleta de acontecimentos e impressões da conferência.

Artistas:
Aline B, Antonio Amador, Beatriz Coelho, Bianca Lopes, Camila Mozzini, Henrique Castro, Felipe Nunes, Gabriel Cavalleiro, Jandir Jr., Julia F Staneck, Luan Machado, Lucas Bueno, Luiza Coimbra, Michel Schettert, Raphael Giammattey, Tathi Peixoto e Tomaz Bevilaqua.

Convidados:
O Laboratório Contemporâneo contou com a participação de artistas e pesquisadores atuando na cena contemporânea carioca em diversos contextos: Barbara Szaniecki, Fred Coelho, Geo Britto, Gustavo Ciríaco, Laura Lima, Rafucko, Ricardo Basbaum e Vivian Caccuri.

Coordenação:
Instituto MESA [Jessica Gogan | Luiz Guilherme Vergara]
Coletivo E [Diana Kolker | Rafa Éis]

Produção:
Fernanda Castilhos/Casa Daros

Apoio:
Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Agradecimentos:
Agradecimentos especiais à Bia Jabor, Eugenio Valdés Figueroa, Fernanda Castilhos, Felipe Moreno, Roberta Condeixa, João de Albuquerque e toda a equipe da Casa Daros. Finalmente uma menção especial para Hélio Eichbauer e EAV, Clara Gerchman e o legado experimental de Rubens Gerchman.

Realização:
Casa Daros
_
1 As conferências-espetáculo podem ser definidas como uma aula-evento, misto de palestras, debate e ação criativa com a prática de exercícios temáticos e colaborações envolvendo a integração entre diversas formas de expressão artística.