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Palle Nielsen. O modelo: Um modelo para uma sociedade qualitativa, 1968. Coleção Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Foto: Palle Nielsen. Cortesia Palle Nielsen.

“O modelo”: Um modelo para uma sociedade qualitativa (1968)

Até hoje, o nível de barulho do projeto de arte pedagógica é seguramente sem paralelo na história da arte.”

Lars Bang Larsen1

Em 1968, o artista dinamarquês Palle Nielsen e a escritora sueca Gunilla Lundahl convenceram o diretor Pontus Hultén a ceder o espaço da galeria do Moderna Museet de Estocolmo para ser transformado em um playground. Ao longo de seis semanas, 33.576 pessoas visitaram O modelo, e 20 mil delas eram crianças.

Na época, Nielsen estava interessado em outra maneira de pensar e fazer estética. Em meio às péssimas condições das cidades do pós-guerra, construídas cada vez mais para carros e grandes prédios, aparentemente ignorando as pessoas, o artista se envolveu em ativismo pelos playgrounds infantis em Copenhague. Em contato com outros ativistas em Estocolmo, ele conheceu a escritora e editora Gunilla Lundahl, envolvida no momento com o grupo ativista Aktion Samtal (Diálogo Ação), e o grupo Modelo emergiu.

Nielsen enfatizou que ele queria dar às crianças “uma moldura e não uma escultura”, e as fotografias do Modelo transmitem essa abertura estética em sua vitalidade plena e alegria exuberante – crianças nadando em tinta, lançando-se em pedaços grandes de espuma, vestindo-se em fantasias, ouvindo LPs de sons de trens até a música da Renascença, experimentando máscaras de líderes políticos da época (Mao Tsé Tung, Lyndon Johnson e Charles de Gaulle) e, surpreendentemente, dadas as restrições contemporâneas, empunhando martelos e serras.

Fascinada pela noção do Modelo como um conceito gerador, Maria Lind, curadora e diretora do Tensta konsthall, espaço de arte contemporânea no subúrbio de Estocolmo, convidou Lars Bang Larsen, que publicou extensivamente sobre O modelo, para revisitar seu legado em um projeto chamado O novo modelo – iniciativa curatorial envolvendo exposições, seminários e projetos artísticos contemporâneos feitos por Magnus Bärtås, Ane Hjorth Guttu, Dave Hullfish Bailey e Hito Steyerl.

Serão apresentados aqui dois vídeos de aproximadamente 18 minutos cada com base em entrevistas realizadas em agosto de 2011 e maio de 2013.

1) O Modelo - explora o contexto e e questões críticas do projeto de 1968 apresentando entrevistas com Palle Nielsen, Gunilla Lundahl, Lars Bang Larsen e Maria Lind, assim como a documentação fotográfica do playground dinâmico de Nielsen.

The Model from Instituto MESA on Vimeo.

2) O Novo Modelo – explora o legado crítico do projeto histórico desdobrando-se como O Novo Modelo, apresentando entrevistas com Maria Lind e Magnus Bärtås, além de contribuições adicionais de Lars Bang Larsen, Palle Nielsen e Gunilla Lundahl.

Futuro 8 sem leg-Exportando para vimeo from Instituto MESA on Vimeo.

Agradecimentos a Gunilla Lundahl, Lars Bang Larsen, Palle Nielsen, Magnus Bärtås e Maria Lind por seu tempo e disponibilidade para serem entrevistados, em particular Palle Nielsen, que recebeu os editores da Revista MESA em sua casa e permitiu o uso de suas fotografias do O Modelo, agora pertencente à coleção do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, que também permitiu seu uso. Também agradecemos ao Tensta konsthall e Asrin Haidari por organizarem e fornecerem fotos da exposição, eventos e projetos artísticos do O Novo Modelo e ao Magnus Bärtås por compartilhar fotos de seu trabalho e do filme (Theoria) A Miracle at Tensta, de 2014, assim como ao MAR (Museu de Arte do Rio) por autorizarem o uso de um breve vídeo gravado em seu primeiro aniversário ilustrando as dinâmicas de visitação de museus contemporâneos. Também uma especial gratidão ao editor e colaborador Daniel Leão por sua sensibilidade, olhar crítico e dedicação a este projeto. Os vídeos não teriam sido possíveis sem ele. Créditos completos estão no final de cada vídeo.

Dois importantes agradecimentos, enfim: primeiro ao Moderna Museet e equipe: Eva Ioannidis, que compartilhou seu arquivo em 2011, e Anna Tellgren, Karin Malmquist e Fredrik Liew em 2013 pelo tempo e visão crítica sobre O Modelo e suas práticas contemporâneas; e, por último, ao Departamento de História da Arte e Arquitetura da University of Pittsburgh, do qual o Frick Fine Arts Travel Grant apoiou a candidata a PhD e co-editora da MESA, Jessica Gogan, a conduzir uma pesquisa sobre O Modelo e viajar para entrevistar Palle Nielsen e Lars Bang Larsen em 2011.

Para mais informações sobre o Tensta konsthall e O Novo Modelo:
http://www.tenstakonsthall.se/?the-new-model-1

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1 Lars Bang Larsen. “Social Aesthetics: 11 Examples to Begin with, in the Light of Parallel History.” Afterall/Online Journal 1, 1999 http://www.afterall.org/journal/issue.1/social.aesthetics.11.examples.begin.light.parallel.