IMG_0694 t_alt
Carlos Vergara. Capadócia. 2006.

Revista MESA

Revista MESA do Instituto MESA explora os territórios e práticas em processo nas interfaces entre arte e sociedade e nos campos de arte, curadoria e educação através de artigos, estudos de casos, entrevistas e ensaios.

Revista MESA Nº 2. Espaços Poéticos = Linguagens Éticas

Segunda edição da Revista MESA  destaca-se a idéia de “teia” das derivas entre ética e estética e processos que atravessam territórios, arte, ativismo e pedagogia na América Latina.

Nesta edição, o “think piece” de Fred Coelho, refletindo sobre os temas da revista, aponta para o “como viver juntos”. Apresentamos quatro estudos de casos: Angela Carneiro nos introduz o curso de extensão Universidade das Quebradas; Roberta Condeixa explora a experiência de Juan Manuel Echavarría no seu laboratório terapêutico com os ex-guerrilheiros do narcotráfico na Colômbia; Felipe Moreno discorre sobre René Francisco e seus cursos intitulados de “pragmáticas pedagógicas”, criando com seus alunos ações coletivas fora das salas de aulas; e o coletivo argentino Ala Plástica expressa sobre seu engajamento ambiental e biorregional.

A vídeoentrevista para esta edição foi realizada com o artista Carlos Vergara que, com sua prática de se deslocar e viajar pelo mundo, reconhece a potência do artista como “um coadjuvante”. Também faz parte da revista um ensaio sonoro com o artista Guilherme Vaz, que propõe uma performance sonora com maracás na mata atlântica em Niterói, percorrida por Charles Darwin. Finalmente, o artigo de Cristina Ribas conta sobre sua colaboração com 30 artistas e pesquisadores na criação de novos vocabulários políticos e transversais.

 

Revista MESA Nº 1. Territórios e Práticas em Processo

Edição inaugural da Revista MESA do Instituto MESA, que explora os territórios e práticas em processo nas interfaces entre arte e sociedade e nos campos de arte, curadoria e educação através de artigos, estudos de casos, entrevistas e ensaios.

Nesta edição são apresentados dois estudos de caso nacionais: um sobre a geopoética e a pedagogia no campo ampliado da 8ª Bienal do Mercosul; e outro sobre ensaios dos artistas/educadores Anita Sobar, Bianca Bernardo, Bernardo Zabalaga e a pesquisadora Virgínia Kastrup a respeito da vitalidade criativa e crítica nas experiências com públicos e a obra oBichoSusPensoNaPaisaGen de Ernesto Neto. Destacam-se também dois estudos de caso internacionais: um da curadora Claudia Zeiske sobre a prática do Deveron Arts de pensar a cidade como um espaço de acontecimentos; e o outro do curador Nuno Sacramento sobre a produção de um novo comum através do seu projeto Makers’ Meal – os dois projetos, realizados no nordeste da Escócia, mostram a vitalidade da arte contemporânea em contextos rurais. Um artigo explora novas práticas artísticas, evidentes no processo de José Rufino com pacientes da doença de Alzheimer – este projeto foi realizado como parte de uma exposição e de uma residência do artista no Museu Andy Warhol nos Estados Unidos. Fazem parte também uma entrevista em vídeo com Jailson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas no Rio de Janeiro, mostrando a importância de pensar a cidade como um território criativo e pedagógico. Num outro contexto, o ensaio fotográfico de Leonardo Guelman, que aborda a Casa dos Milagres no Nordeste do Brasil, mostrando o mundo popular e religioso do povo nordestino. Ao final, a crítica Tania Rivera contribui um think piece para acompanhar esta edição.