I Seminário Internacional Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação
O I Seminário Internacional Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação, realizado de 8 a 10 de novembro de 2011 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, procurou de forma transdisciplinar rever e ampliar a atuação dos museus, instituições e espaços culturais alternativos do século XXI. Além das palestras o evento contou também com oficinas e grupos de estudos, envolvendo artistas, curadores e educadores. Esse evento foi um desdobramento de uma parceria com o MoMA de Nova York, que em julho de 2011, em colaboração com o Instituto MESA, realizou um seminário abordando as mesmas inquietações e também da prática do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-Rio, que na época buscava afirmar uma nova perspectiva crítica de atuação do MAM como laboratório de integração entre práticas curatoriais, artísticas e pedagógicas. Os palestrantes incluídos: Wendy Woon e Pablo Helguera, do MoMA, José Roca, curador da Bienal do Mercosul, Eugenio Valdés Figueroa e Bia Jabor, da Casa Daros, assim como os artistas Oscar Muñoz e Juan Manuel Echavarría, da Colômbia, o curador/educador Mick Wilson da Irlanda, e os artistas Ernesto Neto e Ricardo Basbaum, do Brasil, entre outros convidados.
II Seminário Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação
O II Seminário Internacional Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação, realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, deu continuidade à primeira edição e contou com a participação de Eugenio Valdés Figueroa e Bia Jabor, respectivamente diretor e gerente de arte e educação da Casa Daros; Heloisa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa Avançado de Culturas Contemporâneas e Universidade das Quebradas PACC/UFRJ; os artistas Mana Bernardes e Lula Wanderley; Luiz Lima, fotógrafo e educador da ONG Spectaculu, e o diretor do Observatório de Favelas, Jorge Barbosa, entre outros. Além das participações internacionais como a da historiadora de arte e diretora do programa de mestrado em Arte Moderna da Columbia University, Kaira M. Cabanas; a diretora do Museo de la Solidaridad Salvador Allende, no Chile, Claudia Zaldivar; o assessor de artes visuais do Ministério da Cultura da Colômbia, Jaime Cerón; a curadora mexicana Sofia Olascoaga; a diretora de educação e curadora de práticas públicas da instituição Walker Art Center, em Minneapolis (EUA), Sarah Schultz, e a produtura e curadora da Gallery of Modern Art (GoMA), em Glasgow, na Escócia, Katie Bruce.
O evento foi resultado da integração de diferentes esforços que se entrelaçam entre o Núcleo Experimental de Educação e Arte e a curadoria do MAM em colaboração com o Instituto MESA e o projeto de pesquisa da UFF Interfaces Contemporâneos entre Arte, Instituições e Sociedade.
Clique para ver a galeria
Em colaboração com Specatalu – Escola de Arte e Tecnologia
I Seminário
Realização
MAM
Coordenação
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara
Colaboração
Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre (Curadoria do MAM)
Parceria
Departamento de Educação e Programa Internacional do MoMA de Nova York, Casa Daros e Fundação Bienal do Mercosul
Patrocínio
Petrobras
Apoio
Fundação Roberto Marinho
II Seminário
Coordenação
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara (UFF)
Colaboração
Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre [Curadoria do MAM]
Patrocínio
Petrobras
Parcerias/Apoio
Casa Daros, Departamento de Arte UFF, GoMA, Walker Art Center, MUAC, Museu de la Solidariedad Salvador Allende, Columbia Global Centers Latin America – Rio de Janeiro, Instituto MESA, Observatório de Favelas, Spectaculu
Apoio
Pró-reitoria de Graduação da UFF, British Council, Dirección General de Cooperación Educativa y Cultural de La Secretaría de Relaciones Exteriores de Mexico, Ministério da Cultura da Colômbia, Consejo Nacional de la Cultura y las Artes do Chile.
Publicação Digital
O registro dos seminários são disponiveis no youtube:
I Seminário
II Seminário
Ensaios Críticos
Os diversos críticos, pesquisadores, artistas e educadores foram convidados a acompanhar os seminários e contribuir um ensaio crítico refletindo sobre os temas discutidos: Cayo Honorato, Clarissa Diniz, Daniela Mattos, Irene Small, Luciano Vinhosa, Lígia Dabul, Márcia Ferran, Pedro Hussak, Sofia Olascoaga, Tania Rivera e Tulio Franco. Estes ensaios serão disponibilizados em português e inglês no fim do 2014.