O Programa Educativo Experiências no Labirinto inaugurou um território de participação e multiplicação de processos artístico-pedagógicos baseados no legado de prática e ideias de Hélio Oiticica durante a exposição Hélio Oiticica: museu é o mundo que aconteceu no Rio de Janeiro . A exposição ocupou a Casa França-Brasil, o Paço Imperial e outras cinco instalações nas ruas da cidade. O programa experimentou processos educativos a partir das características sensoriais da obra de Oiticica. Promovendo o sentido de experimentar o experimental, da vontade construtiva e da multissensorialidade obra do artista, formamos uma equipe de mediadores, incluindo jovens de Ongs socioculturais, cegos, além de artistas que acolheram e catalisaram encontros do público com a obra de Oiticica.
O programa de formação “Casas Abertas” convocou professores das redes públicas e privadas para conhecerem e aprofundarem-se na obra de Hélio Oiticica. Esse programa gerou uma publicação digital com sugestões e propostas de atividades pedagógicas. Outros encontros especiais foram realizados ao longo da exposição, explorando temas específicos tais como educação infantil, educação ambiental e educação para os artistas, envolvendo educadores, artistas e coreógrafos. Encerramos o projeto com o seminário O legado de Hélio Oiticica para a educação.
Para mais informações:
Clique
Programa Educativo Experiências no Labirinto – Hélio Oiticica: o museu é o mundo
Rio de Janeiro, Brasil
Paço Imperial, Casa França-Brasil
11 de setembro a 21 de novembro de 2010
Equipe
Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara, coordenadores
Sabrina Curi, produtora
Ana Paula Chaves e Maíra Dias, coordenadoras de equipe de mediadores
Analu Cunha, coordenadora das Casas Abertas/Encontros de Aprofundamento
Eduardo Machado, pesquisador
Material pedagógico
Igor Valente, assistente de pesquisa
Taisa Moreno, assistente de produção
Caroline Reis, estagiária de produção
Mediadores
Amanda Melo, André Renaud, Bárbara da Lira Rocha, Camila Rangel, Camila Alves, Careny Pereira, Fernando Codeço, Gabriella de Amorim Gen, Gisele Alves Lannes, Hudson Wallace Ângelo da Silva, Inês Chada, Julia Pombo, Juliana de Moura, Leonardo Loureiro, Leonardo Oscar, Marcela Rocha, Mariane Morais, Monique Caroline dos Santos, Natalia de Oliveira Mendes, Rodrigo de Oliveira Paes, Stefânia Paiva, Thainá Timóteo, Thaís Cardoso Simões, Vinicius Padilha Carr, Virgínia Menezes de Souza, Wallace de Lima e Wilson Junior.
Artistas/Pesquisadores Convidados
Andrea Jabor
, Andre Renaud
, Fernando Codeço
, Fred Coelho, Gabriela Gusmão
, Inês Albuquerque, João Modé
, Ricardo Basbaum
, Ronald Duarte
e Virginia Motta
Parceiros
Instituto Benjamin Constant
Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos/UFRJ
Parque Lage
Pimpolhos da Grande Rio
Spectaculu
Universidade Federal Fluminense (UFF)