
Olho Seco_episódio 1
Jorge Menna Barreto
A série de podcast Olho Seco é uma jornada sonora e sensível que conecta nossos olhos ao planeta em tempos de crise climática. Em três episódios, o artista e pesquisador Jorge Menna Barreto, por meio da ciência, da literatura e das artes visuais, nos convida a escutar de olhos fechados e a repensar nossa visão sobre o mundo. Da síndrome do olho seco à aridificação dos ecossistemas, da poesia de João Cabral de Melo Neto a obras de artistas visuais que exploram o invisível, a série revela como o “seco” pode ser um modo de ver, sentir e responder à emergência socioambiental. Entre lágrimas, chuvas, memórias, versos e imagens não-retinianas, Olho Seco propõe reidratar a percepção e reaprender a olhar — com a visão, a escuta, a memória e a imaginação — para quiçá revigorar nossa capacidade de resposta à atual crise ambiental.
Episódio 1:
Qual a relação entre o globo ocular e o globo terrestre? E de que maneira a crise climática conecta, de forma inesperada e íntima, nossos olhos ao planeta? Neste primeiro episódio de Olho Seco, o artista e pesquisador Jorge Menna Barreto mergulha nesse paralelo surpreendente entre a síndrome do olho seco — uma pandemia silenciosa que atinge milhões de pessoas expostas ao excesso de telas, ao ar-condicionado e ao ritmo acelerado da vida moderna — e os processos de aridificação que transformam ecossistemas inteiros no Brasil, na Califórnia e além. Para expandir essa investigação, Jorge conversa com seu irmão Carlos Menna Barreto, oftalmologista; com as climatólogas Ana Luiza Saraiva e Francis Lacerda; e com o historiador Rondinelly Medeiros, além de contar com a leitura da poeta Sophia Faustino. Juntos, eles aproximam lágrimas e chuvas, córneas e caatinga, enchentes e secas, revelando como nossos olhos são um microcosmo da crise planetária. Este episódio é um convite a fechar os olhos por instantes, reidratá-los e reaprender a ver — não apenas com a visão, mas também com a escuta, a memória e o imaginário — para reconfigurar nosso olhar sobre a emergência climática e sobre as formas de habitar o mundo.
Acesse o podcast aqui: [link do 1º episódio]
O roteiro pode ser acessado aqui: [PDF 1º episódio]
Ficha técnica
Olho seco é uma criação de Jorge Menna Barreto, com apoio do Instituto Mesa. O apoio financeiro é da Universidade de Califórnia, Santa Cruz, nos Estados Unidos.
A coordenação é de Karina Sérgio Gomes.
Sophia Faustino é nossa auxiliar de pesquisa.
Karina, Sophia e Jorge assinam o roteiro deste episódio.
A paisagem sonora, a mixagem de som e a montagem são de Bruno Bonaventure para Sound
Design.
O projeto gráfico é de Joe Buggilla.
Revisão e checagem são de Gabriela Erbetta.
***
A prática de Jorge Menna Barreto investiga o site-specificity como uma relação em constante transformação entre arte, ecologia e linguagem. Seu trabalho parte da escuta profunda de materiais, histórias e paisagens, criando colaborações com diferentes saberes e comunidades. Jorge é professor no departamento de Arte da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, onde dá aula no mestrado de Arte Ambiental e Prática Social. É colaborador no programa de pós-graduação em Artes na Uerj. Para mais informações: @jmennabarreto e https://jorggemennabarreto.com/
Karina Sérgio Gomes é jornalista, mestre em Artes Visuais e doutoranda em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Unesp. Atuou em curadorias no Ateliê 397, no MAM-SP e no CCSP. Como jornalista, colaborou com veículos como Rádio Novelo Apresenta, Folha de S.Paulo, Metrópoles, Estadão. Em 2025, ganhou a Bolsa IAC de Formação em Pesquisa. Atualmente, escreve críticas de arte para o site NeoFeed e pesquisa arte brasileira para a Enciclopédia Itaú Cultural.
Sophia Faustino é poeta, professora e pesquisadora, formada em Letras pela FFLCH-USP e mestre em História da Arte pelo PGEHA-USP. É autora de Alavenca Esfinge (2019) e Nunca me esqueço que venho dos trópicos (2022). Integra o coletivo feminista de intervenção nas artes Vozes Agudas e o grupo de pesquisa em Gênero, Arte, Artefatos e Imagens (GAAI-USP). Atualmente, trabalha como assistente de curadoria e de pesquisa em projetos culturais.


