Lygia Clark. Rosácea, 1974/75. Proposição interpretada pela Gina Ferreira e realizada em colaboração por Ana Vitória Freire com a participação de Márcia Proença, 5 de outubro, 2017, Instituto Nise da Silveira. Foto: Denise Adams

Créditos e Agradecimentos

Revista MESA

Editores 5ª edição
Alison Stirling
Kate Gray
Izabela Pucu
Jessica Gogan

Coordenação Geral
Jessica Gogan

Produção Executiva
Sabrina Curi

Site design
Monocromo

Identidade Visual MESA
Dupla Design

Revisão
Ana Carolina Figueiredo De Assis (Português)
Nicola White (Inglês – *Artigos e Think Piece)
Luiz Guilherme Vergara (Português – *Editorial e Créditos)

Tradução
Thais Miranda (Inglês – Português)
Jessica Gogan (Português – Inglês)

Tradução Adicional
Luiz Guilherme Vergara
(Português – Inglês *3 textos no Estudos de Caso Macquinho)
(Inglês – Português *2 textos no Estudo de Caso Collective)

Realização
Projeto arte_cuidado
Instituto MESA
Artlink
Collective

Colaboração
Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Parceria
British Council
Creative Scotland

Imagens Capa
Josemais Moreira Filho. Lanchonete<>Lanchonete. Encontro Internacional Cuidado como método # 2, 2017
Pamela Perez. Desfile Loucura Suburbana, 2018
Eleonora Fabião. azul azul azul e azul, 2016. Foto: Jaime Acioli
Denise Adams.
– Rosácea no Encontro Internacional Cuidado como método # 2, 2017
– Arlindo, Tresformance no Encontro Internacional Cuidado como método # 2, 2017
Steve Hollingsworth. Encontro Sensorial de Terça-Feira no Cherry Road, 2017
Petra Bauer e SCOT-PEP, Workers!, obras encomendadas pela Collective e produzida com a HER Film, 2018. Frame
Collective Mulheres de Pedra, Elêko, 2015. Frame

ISSN: 2319-0264

Sobre o Projeto Arte_Cuidado
O projeto Arte_Cuidado é uma iniciativa coletiva e embrionária que reúne pesquisadores, artistas, terapeutas e gestores que atuam na interface entre os campos da arte, saúde e cidadania no Rio de Janeiro e tem como objetivo constituir uma rede de ativação, pesquisa, colaboração e troca de experiências. Realizou diversos encontros entre 2015 – 2018 potencializando como fio condutor o cuidado como método através de diversos artistas, ativistas e agentes socais, além da participação fundamental das seguintes organizações, iniciativas e programa universitários:

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Espaço Aberto ao Tempo
Loucura Suburbana
Macquinho Plataforma Urbana Digital
Museu Bispo Rosário Arte Contemporânea
Museu de Imagens do Inconsciente
Norte Comum
Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva UFF
Programa Médico de Família de Niterói
Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes UFF

Mini bios editorial e produção

Alison Stirling
Estudou na Escola de Arte de Glasgow do Royal College of Art. Como Diretora Artística da Artlink, ela cria projetos inovadores no setor público há mais de 24 anos. Atualmente, seu foco são práticas artísticas no âmbito do The Ideas Team, cujo ápice será uma grande exposição em 2020. Esse trabalho, que está em andamento, objetiva chamar atenção para aqueles mais marginalizados na nossa comunidade, assim como alterar os preconceitos a eles relacionados e as formas de cuidar desses indivíduos.

Kate Gray
É diretora do Collective, Edimburgo desde 2009, onde anteriormente liderou o programa Collective’s One Mile (2006-2009). O coletivo reúne as pessoas em torno da produção de novos trabalhos e o programa de Kate na Collective concentra-se na co-produção entre artistas e pessoas que não se descrevem como artistas. Comissões recentes incluem Dineo Seshee Bopape, Hito Steyerl, Goldin e Senneby, Jesse Jones, Slavs e Tatars, Simon Martin, Grace Schwindt e Petra Bauer. Kate liderou a transferência do Colectivo, reorientando o Observatório da Cidade, no icónico Calton Hill de Edimburgo, para ser um novo centro de arte contemporânea em 2018. Estudou em Oxford e Sheffield Hallam Universities antes de concluir um MFA na Glasgow School of Art. Ela foi a primeira coordenadora de Rhubaba, galeria de artistas e estúdios (2014-2017) e é professora visitante na Escola de Arte de Glasgow e Faculdade de Arte de Edimburgo.

Izabela Pucu
Artista, curadora, pesquisadora, gestora cultural e editora. Doutora em História e Crítica da Arte PPGAV/EBA/UFRJ. Atual Coordenadora de Educação do Museu de Arte do Rio. Co-coordenadora do projeto arte_cuidado. Diretora e Curadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (2014-2016). Professora substituta do Instituto de Artes da UERJ (2008 a 2012). Pesquisadora do livro Mario Pedrosa: Primary Documents, orgs. Glória Ferreira e Paulo Herkenhoff (MoMA/NY, 2016), co-organizou o livro Roberto Pontual obra crítica (Prefeitura do Rio/Azougue, 2013), entre outros. Curadora de exposições, tais como “Bandeiras na praça Tiradentes” (2014), “Osmar Dillon: não objetos poéticos” (2015), “A lágrima é só o suor do cérebro”, de Gustavo Speridião (2016).

Jessica Gogan
Curadora e educadora e diretora do Instituto MESA e co-editora da Revista MESA. Doutora em História da Arte pela Universidade de Pittsburgh nos EUA (2016). Pesquisa e atua nas interfaces entre arte e sociedade com foco nos paradigmas e práticas contemporâneas éticas e estéticas que atravessam os campos de arte, curadoria e educação. Em 2017, lançou a publicação Domingos da criação: Uma coleta do experimental em arte e educação premiado pelo Itaú Rumos. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD no Programa Pós-graduação em Estudos Contemporâneas das Artes da UFF e coordena o projeto Arte_Cuidado com Izabela Pucu.

Sabrina Curi
Co-fundadora e coordenadora geral do Instituto MESA. Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2002) foi Diretora de Desenvolvimento do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (2013-2017). É produtora da Revista MESA (2010-2018) e recentemente atuou na produção do Publicação digital Flipping: Revisitando Pop (2018), no Projeto Arte Cuidado (Rio/2017), no Seminário Internacional Flipping Pop: Revisitando Pop (2017/MAM-SP) e na Publicação Domingos da Criação: uma coleção poética do experimental na arte e educação (2017). Destacam-se ainda a atuação de gerência do projeto do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ (2009 a 2013), produção do educativo da exposição Hélio Oiticica – “Museu é o Mundo” (Paço Imperial/Casa França Brasil, 2010) além do projeto O Sentido do Público na Arte (2013-2014 Prêmio Funarte).

Revisão

Ana Carolina Assis
Ana Carolina Assis é poeta e educadora. Formada em Letras/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense, cursou mestrado na mesma instituição, pesquisando poesia, corpo e esquizofrenia em Adília Lopes e Stela do Patrocínio. Constrói a muitas mãos a Oficina Experimental de Poesia desde 2015 e publicou com eles o Almanaque Rebolado (2017, Azougue, Cozinha Experimental e Garupa). Tem poemas publicados nas revistas Garupa e Escamandro, pela iniciativa Mulheres que escrevem e nas antologias Cadernos do CEP e Alto-Mar (2017, 7Letras, org. Katia Maciel). Seu livro de poemas A Primavera das Pragas está no prelo e será lançado em 2019.

Nicola White
É escritora. Anteriormente, foi curadora e documentarista. Seu romance In the Rosary Garden recebeu o prêmio Dundee International Book Prize, e suas obras curtas de ficção foram publicadas amplamente e divulgadas na Radio 4. Com frequência, ela colabora com artistas visuais e organizações artísticas, além de contribuir com textos para diversas publicações.

Tradução

Luiz Guilherme Vergara
Professor do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como curador/diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) de 2005 a 2008, foi responsável pela curadoria de diversas exposições tais como “Poéticas do infinito” (2005) e “Abrigo poético de Lygia Clark” (MAC, 2006), e pelo programa extramuros Arte Ação Ambiental (MAC,1998-), na comunidade do Morro do Palácio. Em 2013, de volta para a curadoria/direção do MAC, foi curador das exposições “Alexandre Dacosta: percursos de coexistências improváveis” e “Suzana Queiroga: olhos d’água” e participou das equipes e colaborações curatoriais das mostras de “Joseph Beuys: Res-Pública – Conclamação” para uma alternativa global e “Carlos Vergara: Sudário”. É coeditor da Revista MESA, e seus interesses de pesquisa concentram-se na interface entre arte, museus e sociedade.

Jessica Gogan
(Ver acima)

Thais Miranda
É tradutora dos idiomas inglês, francês e espanhol para o português, sua língua materna. Após se formar em Direito pela PUC-Rio, fez seu primeiro curso de tradução no Brasillis Idiomas e estudou Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, no Instituto Camões. Atualmente, é aluna de pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução, na PUC-Rio.

Agradecimentos

Esta revista não seria possível sem a ampla generosidade dos contribuidores e a rede de colaboração entre as diversas organizações e indivíduos:

Aos autores: Alison Stirling, Abel Luiz, Ana Kemper, Ana Vitória, Ariadne de Moura Mendes, Bia Jabor, Carlos Arthur Felipe, Claire Barclay, Cristina Ribas, Daniel Murgel, Denise Adams, Diana Kolker, Eleonora Fabião, Eliane Carapateira, Elielton Queiroz Rocha, Espaço Aberto ao Tempo, Fernanda Magalhães, Gina Ferreira, Isabella Dias, Izabela Pucu, James Bell, Josemias Moreira Filho, JV Santos, Kate Gray, Kirsten Lloyd, Laura Spring, Leandro Almeida, Leandro Freixo, Lívia Flores, Loucura Suburbana, Lula Wanderley, Luiz Claudio Silva, Luiz Guilherme Barbosa, Luiz Guilherme Vergara, Luiz Hubner, Luiza de Andrade, Marcos Barreto, Millena Lízia, Nicola White, Nuno Sacramento, Márcia Campos, Maria da Penha, Mario Chagas, Pamela Perez, Paula Batelli, Rafael Zacca, Raquel Fernandes, Ricardo Resende, Shona Macnaughton, Steve Hollingsworth, Tania Rivera, Thatiana Diniz, Thelma Vilas Boas e Wendy Jacob.

Às instituições colaboradoras dos estudos de caso: Artlink, Collective, Espaço Aberto ao Tempo, Loucura Suburbana, Macquinho Plataforma Urbana Digital e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e todos seus parceiros, colaboradores e apoiadores.

Também reconhecemos o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), sob a direção de Izabela Pucu, pela realização do intercâmbio Brasil / Escócia em parceria com Artlink e Collective e apoio do British Council e Creative Scotland, a partir do qual o Projeto arte_cuidado foi elaborado. Adicionalmente agradecemos às outras organizações, iniciativas e programas que também colaboraram no Encontro Internacional Cuidado como método # 2 em 2017 em especial o Museu de Imagens do Inconsciente, Saracura, Lanchonete<>Lanchonete, o Programa Médico de Família de Niterói e os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Estudos Contemporâneas das Artes da UFF.

Aos colaboradores do Glossário: Alison Stirling, Ana Teresa Derraik, André Bastos, Angela Carneiro, Annette Krauss, Casa Jangada, Catarina Resende, Cezar Migliorin, Cristina Ribas, Dai Ramos, Eduardo Passos, Enrico Rocha , Fernanda Eugenio, Gladys Schincariol, Iacã Macerata, Lidia Costa Laranjeira, Luiz Guilherme Vergara, Mariana Guimarães, Noelle Resende, Rafa Éis, Rafael Zacca, Ruth Torralba, Steven Hollingsworth, Tulio Batista Franco e Virgínia Kastrup.

Aos entrevistados do vídeo Cuidado como método: Abel Luiz, Alex Venâncio, Ana Carvalho, Ana Teresa Derraik, Ariadne de Moura Mendes, Arlindo Oliveira da Silva, Bianca Bernardo, Carla Guagliardi, Clovis Aparecido dos Santos, Eleonora Fabião, Elielton Queiroz Rocha, Elisama Arnaud, Emília Miterofe, Frederico Morais, Gê Vasconcelos, Gina Ferreira, Gladys Schincariol, Glaucia Villas Boas, Hélio Carvalho, Izabela Pucu, Josemias Moreira Filho, Lívia Flores, Luiz Carlos Marques, Luiz Carlos Mello, Lula Wanderley, Luiz Guilherme Vergara, Luiz Hubner, Luiz Sérgio de Oliveira, Magda Chagas, Maria Célia Vasconellos, Pablo Meijueiro, Marcelo Correa, Rafael Zacca, Raquel Fernandes, Ricardo Resende, Rogê de Oliveira Candido, Tânia Marins, Tania Rivera, Túlio Franco, Vitor Pordeus e William Moreira.

Aos outros colaboradores:

À Thais Miranda pela tradução dos textos de inglês para português realizado como estagiária do MESA (e Rebecca Atkinson e Maria de Lourdes Sette do programa de tradução da PUC Rio pela colaboração nesta iniciativa). A Denise Adams pela sua bela fotografia. A Josemais Moreira Filho pelas lindas imagens também. A Ana Carolina Figueiredo De Assis e Nicola White pela revisão. A Talita Prestes pela transcrição da entrevista com os residentes de Vila Autodromo; Érica Castilhos pela transcrição da entrevista com Lula Wanderley e Debora Marques Moraes pela transcrição do vídeo Lanchonete<>Lanchonete e sua ajuda na tradução no encontro Cuidado como método # 2;

Agradecimentos aos diversos apoios em momentos importantes: Maria Fusco (Faculdade de Arte de Edimburgo) cuja seleção da editora Jessica Gogan para uma residência em 2015 que veio a coincidir com o segundo encontro em Edimburgo do intercâmbio de métodos entre Escócia/Brasil possibilitando a aproximação das quatro editoras desta revista especial; Izabela Pucu enquanto diretora de CMAHO por seu apoio ao projeto do vídeo Cuidado como método e Tania Rivera em particular, através da encomenda de uma edição especial do vídeo  para sua exposição “Lugares do delírio”. A Luiz Guilherme Vergara por sua orientação e generosa assistência nas traduções, revisões e edição de textos. E para as várias colaborações e diversas ajudas ao longo deste processo entre estas: Andre Luiz Gonçalves, Antonio Equi, Antonio Manuel, Bárbara Coelho, Caroline Bellomo, Caroline D’Ávila, Guilherme Marcondes, Lu Dayrell, João Gilberto, Juliana Grisolia, Karen Aquini, Silvana Bonfim e Túlio Franco Jr.

Um agradecimento fundamental pela dedicação e empenho excepcionais de Daniel Leão na edição do vídeo Cuidado como método. Djuly Gava pela assistência de produção e legendagem, Thales Leite pela filmagem, Érica Castilhos e Talita Prestes pela transcrição e Josemias Moreira Filho, Leonardo Mantovani e William Moreira pelas filmagens adicionais.

Cabe ainda agradecer as instituições e individuos pelo generoso acesso e permissão de uso das imagens: Editora Vozes, Editora Edusp, Espaço Aberto ao Tempo, Loucura Suburbana, Museu de Imagens do Inconsciente, Macquinho e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e seus representantes em especial Luiz Carlos Mello, Priscilla Moret, Lula Wanderley, Juliana Grisoli, Josemais Moreira Filho, e Raquel Fernandes. Agradecimentos adicionais importantes para: Bel Pedrosa pela permissão do uso de fotos do arquivo de seu avô Mário Pedrosa, Clarissa Diniz cuja pesquisa e compilação de material sobre o coletivo experimental Nuvem 33 contribuiu para a entrevista em vídeo de Lula Wanderley, e para os artistas que generosamente compartilharam imagens de suas obras e / ou colaborações artísticas: Carla Gualiardi (Stela Patrocínio), Cristina Salgado, Gê Vasconcelos (Norte Comum), Eleonora Fabião, Hélio Carvalho, Luiz Sérgio Oliveira (“Nos limites do corpo”), Marcel Dinahet, Raimundo Rodriguez, Roberta Barros, Dudu Quintanilha, Lívia Flores e João Waldemir.

Para o design/produção da Monocromo e em especial para Letícia Verona.

É importante ainda reconhecer a parceria do British Council e Creative Scotland que deu seu apoio para estas trocas e intercâmbios Brasil-Escócia e em particular ao encontro Cuidado como método # 2 em 2017 que foi um investimento catalisador. Também como apoio fundamental neste processo, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneas das Artes da UFF através da colaboração dos professores e alunos do programa. Em especial a Tania Rivera com a qual a editora Jessica Gogan realiza pesquisa de pós doutorado através de bolsa PNPD/CAPES sobre o aprofundamento das questões do cuidado na contemporaneidade com foco nos casos envolvidos no Projeto arte_cuidado.

Finalmente, um agradecimento profundo e sem fim pela doação crítica e afetiva de tantas e tantas pessoas e organizações, reforçando a importância de um outro capital – de tempo, afeto, e dedicação – que somente através desta participação plena foi possível realizar esta revista.

Direitos Autorais

O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. É proibida reprodução, total ou parcial, sem prévia autorização dos mesmos. Todos os direitos reservados aos autores.

É proibida cópia ou reprodução, total ou parcial, das imagens e vídeos sem prévia autorização dos autores.