Entre os dias 11, 12 e 13 de novembro de 2013, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) em colaboração com o Instituto Mesa e com apoio do programa de pós-graduação em Artes e a PROGRAD da UFF e Deveron Arts, realizou o Seminário Internacional Arte Ação Ambiental: Encontros Contemporâneos entre Arte e Sociedade no intuito de reunir diferentes visões voltadas ao sentido ampliado da arte enquanto potência ética e estética de engajamento social e ambiental.
O seminário iniciou suas atividades com o projeto artístico a Caminhada Silenciosa realizada pela artista Vivian Caccuri em colaboração com Walking Institute Deveron Arts, Instituto MESA e MAC de Niterói. Durante um período de 5 horas, a artista convidou o público a percorrer a orla de Niterói-especificamente o trecho que liga o MAC à praia de Jurujuba (tradicional bairro de pescadores) – em silêncio, proporcionando uma nova experiência de escuta e aguçando a percepção para situações inesperadas e improvisadas, trazidas pelos ruídos e imagens da cidade.
No dia seguinte diversas discussões foram apresentadas em mesas que contaram com a participação de Nuno Sacramento (diretor do Scottish Sculpture Workshop); Sérgio Martins (crítico de arte), Paulo Carrano (professor de Educação da UFF),Claudia Zeiske (Curadora/Diretor Deveron Arts – Escócia), Ana Laura Lopez (Artista, Uruguai e participante da 9ª Bienal Mercosul em Porto Alegre) e Mary Jane Jacob (curadora independente e diretora de exposições, School of the Art Institute of Chicago).
O seminário encerrou com o projeto Conversas na Praia da artista Ana Laura Lopez. A oficina realizada na praia das Flechas e na ilha da Boa Viagem, ambas situadas no entorno do MAC, explorou temas políticos, artísticos e ambientais.
Coordenação
Luiz Guilherme Vergara (MAC/UFF)
Jessica Gogan (Instituto MESA)
Realização
MAC Niterói
Apoio
Departamento de Arte, o programa de pós-graduação em Artes e a PROGRAD da UFF
Deveron Arts
Colaboração
Instituto MESA