O projeto, coordenado pelo Instituto MESA e premiado pela 10ª edição Redes de Encontros nas Artes Visuais da Funarte, promoveu uma série de encontros, abrigando o intercâmbio de ideias e experiências que vêm ressignificando o sentido de público na arte e na cultura brasileira. Partindo dessa premissa, criamos um fórum itinerante reunindo múltiplas perspectivas presentes no horizonte das práticas culturais nacionais em três regiões distintas: Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS e Juazeiro do Norte/CE.
A série de encontros foi planejada em colaboração com instituições, artistas, curadores e educadores locais: Rio de Janeiro/Casa Daros, com a gerente de arte e educação, Bia Jabor, o ex-diretor de arte e educação, Eugenio Valdés Figueroa, e a coordenadora do programa Arte é Educação, Roberta Condeixa; Porto Alegre/Bienal do Mercosul, com a curadora/educadora independente Mônica Hoff, também ex-coordenadora do projeto pedagógico da Fundação da Bienal do Mercosul e uma das curadoras da 9ª Bienal do Mercosul, e os artistas/educadores Diana Kolker e Rafa Éis, integrantes do Coletivo E, que também colaboraram com o projeto pedagógico desta e outras bienais; Juazeiro do Norte/Cariri no Centro Cultural Banco do Nordeste, com a gerente do Centro Cultural do Banco Nordeste em Fortaleza, Jacqueline Medeiros, o artista José Rufino, o diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e professor de arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Guilherme Vergara, o pesquisador da cultura popular com foco no Sertão e diretor do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, o curador e diretor do Scottish Sculpture Workshop, Nuno Sacramento, e participação e colaboração especial de Felipe Caixeta, pesquisador do Sertão e mestrando da UFF e do documentarista Daniel Leão.
No final, foi organizado um Encontro Nacional, realizado em parceria com o MAC, que reuniu as perspectivas regionais que atravessaram o projeto no decorrer de todo o processo. Além dos colaboradores institucionais e regionais, participaram desse encontro as pesquisadoras Sabrina Marques Parracho Sant’anna e Tânia Rivera, o crítico/curador Frederico Morais, que falou pela primeira vez sobre a Bienal inaugural do Mercosul em 1997, a artista Katie Van Scherpenberg, que fez a intervenção 14+1: sal grosso sobre areia, na praia da Boa Viagem de Niterói, e o Coletivo ¡NoPasaran!, que exibiu no pátio do museu o filme É tudo mentira. A 3ª edição da Revista MESA, a ser publicada em maio de 2015, apresenta os três encontros com estudos de casos incluindo documentação em vídeo, ensaios e reflexões poéticas.
Realização
Programa Rede Nacional Funarte nas Artes Visuais 10ª edição
Parcerias/colaborações
Casa Daros
9ª Bienal do Mercosul
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Universidade Federal Fluminense
Scottish Sculpture Workshop
Coordenação
Instituto MESA