Revista Mesa

A Revista MESA é um periódico bilíngüe (português e inglês) digital publicado semestralmente pelo Instituto MESA. Propõe-se tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade, e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais atravessando os campos da arte, curadoria e educação em seus distintos formatos. Com artigos críticos, think piece, contribuições, estudos de caso nacionais e internacionais, vídeos, entrevistas e ensaios fotográficos, MESA pretende apresentar as reflexões críticas sobre a arte e a sociedade, baseando-se em experiências dos profissionais atuantes neste campo complexo (artistas, curadores, educadores, pesquisadores e ativistas) e também em pesquisas a partir de uma ampla gama de disciplinas (história da arte, estudos latino-americanos, museologia, educação, antropologia, sociologia, geografia e filosofia). Com uma circulação nacional e internacional, MESA busca um diálogo entre as práticas críticas e criativas em seus distintos contextos, formatos e situações. Revista MESA Editores: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara em colaboração com diversos contribuidores e autores para cada edição.

As quatro primeiras edições foram contempladas por recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 (Funarte/MinC).

1º edição
Territórios e práticas em processo
revista1

Contribuidores e Colaboradores
Anita Sobar, Bernardo Zabalaga, Bianca Bernardo, Claudia Zeiske, Ernesto Neto, Imagens de Povo, Jailson de Souza e Silva, Jessica Gogan, José Rufino, Leandro Almeida, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Nuno Sacramento, 8ª Bienal do Mercosul, Tania Rivera, e Virgínia Kastrup.