FIG 4_12-10-11_DouAçoes_Ivan Serpa (107)
DouAções: Ateliê de pintura coletiva em homenagem a Ivan Serpa, 12 de outubro de 2011. Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio (2009-2013). Foto: Ignes Albuquerque e Taisa Moreno

Créditos & Agradecimentos

Revista MESA

Editores
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara

Coordenação geral
Jessica Gogan

Produção executiva
Sabrina Curi

Assistente de pesquisa e produção
Caroline Bellomo

Site design
Monocromo

Identidade Visual MESA
Dupla Design

Edição Impressa Design
Azougue

Assessora de imprensa
Bárbara Chataignier

ISSN: 2319-0264

4ª edição: O passado como pensamento forma:
Práticas híbridas/zonas limites

Imagens de Capa
Oficina Pluridimensional lecionada por Helio Eichbauer c.1975 Acervo Instituto Rubens Gerchman e Helio Eichbauer (Estudo de caso Parque Lage, Rio de Janeiro, 1975-1979: Uma escola de arte experimental e seus desdobramentos contemporâneos)
Laboratório Contemporâneo: experimentações, dezembro de 2014. Casa Daros, 2014. Foto: Jessica Gogan
Ação coletiva, pintura do muro atrás do terreno baldio. Projeto Irradiações, Complexo da Maré. Fotos: Gabriela Gusmão, 2010. (Estudo de caso Empatia por Contágio – Liberdade é Pintar o Muro da Vida, de Gabriela Gusmão)
Tucumán Arde. Imagens de arquivo de Graciela Carnevale. (Ensaio fotográfico Vetores, de Graciela Carnevale)
Palle Nielsen. O modelo: Um modelo para uma sociedade qualitativa, 1968. Coleção Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Foto: Palle Nielsen. Cortesia Palle Nielsen. (Entrevista “O Modelo”: Um modelo para uma sociedade qualitativa (1968))
Pablo Helguera, Addams-Dewey Gymnasium, 2014, SAIC Sullivan Galleries. Foto: Tony Favarula. (Estudo de caso A Experiência de Uma Prática Vivida, de Kate Zeller)
Ação cultural “El pueblo tiene arte con Allende”, Campaña Presidencial de Salvador Allende, 1969. Fotografía de Luis Poirot. Colección Archivo Fundación Salvador Allende. (Estudo de caso Uma História sem Precedentes: El Museo de la Solidaridad Salvador Allende, de Claudia Zaldivar)
Michael Rakowtiz, Every Weapon Is A Tool If You Hold It Right, 2014, SAIC Sullivan Galleries. Foto: Tony Favarula. (Estudo de caso Vivenciando as Histórias de Chicago, de Mary Jane Jacob)

Editorial
“O passado como pensamento forma; Práticas híbridas/zonas limites”
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara

Think Piece
“I margens utópicas: Contrafluxos do futuro”
Edson Luiz André de Sousa

Estudos de caso (Nacionais)

Rubens Gerchman: A demissão no bolso e o Laboratório Contemporâneo na Casa Daros
Corpo editorial: Beatriz Coelho, Diana Kolker Carneiro da Cunha, Luan Machado, Michel Schettert, Raphael Giammattey

  • Uma escola de arte experimental: Parque Lage 1975 – 79 e seus desdobramentos contemporâneos: Uma conversa com Clara Gerchman (diretora do Instituto Rubens Gerchman), Bia Coelho (artista), Bia Jabor (gerente arte e educação Casa Daros) e João de Albuquerque (artista educador Casa Daros)
  • Diana Kolker Carneiro da Cunha e Lab Collage: “A Poética dos Encontros – Laboratório Contemporâneo: Propostas e descobertas do que é arte (ou pode ser)”
  • Lab Collage: “12 casas do laboratório”
  • Olha, Imagina, escuta, sente: “Uma conferência-espetáculo”

Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio

  • Jessica Gogan: “Práticas híbridas/zonas limites: Um fio conduíte experimental de educação e arte”
  • Gabriela Gusmão: “Empatia por contágio”
  • Mara Pereira: “Para uma educação menor, para um museu menor, para uma arte menor”
  • Sabrina Curi: “DouAções: Compartilhando de estado de criação”

Estudos de caso (Internacionais)

Museu da Solidariedade

  • Claudia Zaldivar: “Uma história sem precedentes: El Museo de la Solidaridad Salvador Allende”

Uma prática vivida em Chicago:

  • Mary Jane Jacob: “Vivenciando as histórias de Chicago”
  • Kate Zeller: “A experiência de Uma prática vivida”

Artigo: “Universidades Livres”
Sergio Cohn

Vídeoentrevista
“O modelo: Um modelo para uma sociedade qualitativa” (1968)

Ensaio fotográfico: “Vetores”
Graciela Carnevale

Colaboração
Casa Daros
Instituto Rubens Gerchman
School of the Arts Institute, Chicago
Museo de La Solidaridad Salvador Allende

Revisão
Itamar Rigueira Jr. (Português)
Sherrie Flick (Inglês)

Tradução
Jessica Gogan (Português para Inglês)
Marise Barros (Inglês para Português)

Tradução adicional
Joana Bergman (Espanhol para Português: “Vetores” e “Uma história sem precedentes: El Museo de la Solidaridad Salvador Allende”)
Beatriz Coelho (Português para Inglês: “Demissão no bolso e Laboratório contemporâneo”)
Rebecca Atkinson (Português para Inglês: “Um educação menor”)
John Tabor (Português para Inglês: “DouAções”)

Filmagem e edição
Chloé Le Prunennec (Vídeo Olha, Imagina, Escuta, Sente: Uma conferência-espetáculo e O modelo)
Daniel Leão (Vídeo Olha, Imagina, Escuta, Sente: Uma conferência-espetáculo e O modelo)

Agradecimentos:
Esta revista não seria possível sem a generosidade dos contribuidores e a colaboração de diversas organizações e indivíduos:

Aos autores e as instituições colaboradoras: Bia Jabor e João de Albuquerque e Casa Daros (também ao ex-diretor de Arte e Educação Eugenio Valdés Figueroa e à produtora Fernanda Castilhos); Clara Gerchman e Instituto Rubens Gerchman; Claudia Zaldivar e Museo de La Solidaridad Salvador Allende; Mary Jane Jacob e Kate Zeller e School of the Art Institute de Chicago; e Sergio Cohn e Azougue.

Os demais autores/contribuidores: Edson Luiz André de Sousa por seu ‘think piece’, Chloé Le Prunennec e Daniel Leão por sua filmagem e montagem dos vídeos nesta edição, Gabriela Gusmão, Mara Pereira e Sabrina Curi por seus ensaios sobre o Núcleo e Gunila Lundahl, Lars Bang Larsen, Magnus Bärtås, Maria Lind e Palle Nielsen por suas contribuições para os vídeos sobre O modelo e O novo modelo.

Agradecemos imensamente ao grupo dos artistas do Laboratório Contemporâneo, todos os convidados que participaram no Laboratório, Casa Daros, Coletivo E (Diana Kolker e Rafa Silveira) e ao corpo editorial (também autores) do estudo de caso “Rubens Gerchman: A demissão no bolso e Laboratório Contemporâneo”: Beatriz Coelho, Diana Kolker Carneiro da Cunha, Luan Machado, Michel Schettert e Raphael Giammattey, em especial Diana por sua coordenação e Beatriz pela transcrição da entrevista no estudo de caso e sua tradução dos textos para inglês.

Também gostaríamos de agradecer em especial Luiz Camillo Osório e MAM Rio pela oportunidade de vivenciar e tecer com a história experimental do museu e todos os artistas, educadores, produtores e colaboradores que colaboraram na trajetória do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio (2009 – 2013). Também um “obrigado” à Elizabeth Varela e ao Centro de Documentação e Pesquisa do MAM.

Um agradecimento preciso para o design/produção do Monocromo: Gabriela Zuquim e Leticia Verona.

Agradecimentos adicionais ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Frederico Morais, Palle Nielsen, Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e Tensta konsthall pela generosidade em ceder imagens e suas permissões de uso.

Finalmente um agradecimento às ajudas essenciais que deram desde o início do Instituto MESA e na realização do projeto destas 4 edições da Revista MESA: Dupla Design, Paulo Hauss, Renata Montechiare e Xico Chaves.

Direitos autorais
O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. É proibida reprodução, total ou parcial, sem prévia autorização dos mesmos. Todos os direitos reservados aos autores.

É proibida cópia ou reprodução, total ou parcial, das imagens e vídeos sem prévia autorização dos autores.